Três Passos: 35 toneladas de lixo foram retiradas no mutirão de limpeza

24/04/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Em menos de 1 mês do início do Mutirão de Limpeza Assistido, uma das medidas de combate à dengue no município, a Prefeitura já recolheu dos pátios das residências 35 toneladas de entulho, até o momento.

Um número realmente alarmante, assim como o crescente número de casos positivos da doença no município. São 322 casos de dengue e 01 confirmado de zika vírus, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho tem sido constante, tanto pelos Agentes de Endemias e os de Saúde, que se somam nesta luta, quanto de servidores de outras Secretarias que auxiliam no recolhimento do lixo.

Conforme ressalta, Adriane Maier, agente de endemias, é assustador o volume de lixo encontrado nas casas, assim como a quantidade de água que fica acumulada nesses objetos descartados incorretamente.

Em menos de 1 mês, a Central de Monitoramento da Dengue já recebeu 121 denúncias. A Vigilância Sanitária, tem aplicado com todo o rigor a Lei nº 5.459/2019, que prevê multa para quem descumprir as medidas sanitárias.

Até o momento, conforme dados da Secretaria de Saúde, foram 52 autuações, fechamento de 01 estabelecimento comercial e aplicado 03 multas que estão em Processo Administrativo Sanitário.

De acordo com Solange Deitos, responsável pela Vigilância Sanitária, os valores dessas multas podem variar entre R$491 (a multa leve) a R$2.946,00 (a multa grave).

*PREFEITURA PEDE AJUDA DO GOVERNO ESTADUAL E DO EXÉRCITO

Na intenção de intensificar as ações no município contra a dengue, a Administração Municipal, além de todas as medidas adotadas, pediu apoio do Governo do Estado através do Centro Especializado em Vigilância Sanitária (CEVS) e ainda, do Exército Brasileiro.

Segundo o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, com mortes registradas no Estado, a situação se agrava ainda mais e, por isso, medidas mais enérgicas terão de ser adotadas.

"Nosso apelo à população de Três Passos: nos ajudem, estamos depositando todos os esforços necessários na luta contra a dengue, mas, a principal parte, quem pode fazer é a população, vistoriando seu pátio e eliminando possíveis criadouros e também denunciando", enfatiza o gestor municipal.

O fumacê continuará sendo aplicado nos diferentes bairros da cidade, especialmente, naqueles em que apresentam casos suspeitos e positivos, seguindo protocolo da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde.

No dia 04 de maio, começa a destruição dos repelentes a todas s gestantes do município de Três Passos, como forma de prevenir as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.

☎CENTRAL DE MONITORAMENTO: 999 011 853

📲 OUVIDORIA MUNICIPAL: 999 790 444