Ações contra a dengue continuam sendo intensificadas

17/04/2020 | Por: Elenara de Oliveira

- Foram 29.601, em 2019; e 9.301, até o dia 13 de abril deste ano, o número de visitas realizadas, na busca de controle e vigilância, ao mosquito Aedes Aegypti -

As ações contra o mosquito Aedes Aegypti continuam intensificadas no município de Três Passos. Incessantemente a Prefeitura Municipal tem realizado atividades importantes na busca de resultados no controle e prevenção da doença dengue e zika vírus.

Os agentes de combate a endemias e de saúde, com auxílio de servidores públicos tem realizado mutirão de limpeza, recolhimento de entulhos, visitas para eliminação de criadouros e focos, além de prestar orientações à população quanto as medidas de prevenção.

O Setor de Vigilância tem buscado, através da Central de Monitoramento da Dengue, receber as reclamações, denúncias, e mapear os pontos críticos e com os casos positivos de dengue e zika vírus.

Importante informar que, no ano de 2019, os agentes realizaram 29.601 visitadas a domicílios para desenvolver alguma ação contra a dengue. Já, até o dia 13 abril, deste ano, foram 9.301 visitas, conforme dados do Sistema Datasus, que mostram os indicadores de controle e vigilância do Aedes.

Desde o início das ações específicas, 8 toneladas de resíduos despejados irregularmente na cidade foram coletados por meio do Mutirão de Limpeza.

Levantamento da Vigilância em Saúde aponta que 80% dos criadouros estão dentro dos pátios das casas, informa a Secretaria Municipal de Saúde, o que mostra que medidas como o mutirão de limpeza assistido, o fumacê e as visitas para eliminar criadouros são importantes, mas o que define a eficácia de todo esse movimento, é a população fazendo a sua parte.

A agente de endemias, Adriane Schmitz, ressalta que não adianta apenas aplicar o fumacê, é preciso eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água. “O inseticida lançado pelo fumacê não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão nas caixas d´água, potes, baldes, pneus, lajes, bandejas das geladeiras, onde estão os focos do mosquito. Daí, a necessidade de manter os quintais sempre limpos, recolher todo objeto que acumula água, até mesmo tampinhas de refrigerante e cascas de ovos. Os baldes com água acumulada para utilidades domésticas devem ficar bem tampados”, explica.

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana porque os riscos podem continuar ameaçando a saúde da família e dos vizinhos. Isso porque em pouco mais de oito dias os ovos depositados pela fêmea escondidos em algum lugar dentro de casa e no quintal, em contato com a água, podem virar larva, pupa e depois o mosquito adulto, voando por aí e transmitindo dengue.