Segunda etapa da vacinação contra gripe começa amanhã

15/04/2020 | Por: Elenara de Oliveira

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai começar nesta quinta-feira, dia 16, em Três Passos com um novo público-alvo.

Nesta fase, a vacina contra as influenzas A e B é destinada a profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo e portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 15 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

No entanto, o público alvo da primeira fase (idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde) continuarão sendo imunizados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos vai disponibilizar, inicialmente, 760 doses, conforme foi disponibilizado pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

A vacinação ocorre nas unidades de saúde de referência do público alvo, em horário normal de atendimento, obedecendo todas as medidas de segurança e prevenção ao novo coronavírus.

A coordenadora de vacinas, enfermeira Rejane Ceolin, ressalta que a vacina age contra os principais tipos de gripe, que são Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. “O imunobiológico não previne o novo coronavírus que provoca a doença Covid-19”, explica.

A Secretaria de Saúde alerta que não há necessidade de todas as pessoas buscarem os postos nos primeiros dias, pois é preciso evitar aglomerações.

As pessoas com alguma comorbidade devem apresentar atestado médico para comprovar a existência da doença crônica. Os profissionais também precisam mostrar os crachás de trabalho ou documento de vínculo empregatício para receber a imunização.

Pela primeira vez o Ministério da Saúde inclui no público-alvo os caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos.

*Professores serão vacinados na terceira etapa

A terceira fase da campanha contra Influenza será de 09 a 22 de maio. Momento em o público prioritário serão professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

*Resultado da primeira etapa

A primeira da fase da campanha de Influenza foi destinada ao público idoso, a partir de 60 anos e aos profissionais da saúde. Três Passos vacinou 3.117 idosos de um total de 4.053, atingindo 77% da meta. Já, para os profissionais da saúde foi destinada vacinação no próprio local de trabalho e/ou nos postos da Prefeitura, atingindo a meta de 100%.