Ações contra a dengue

08/04/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Paralelo a todas as iniciativas de enfrentamento ao COVID-19, a Prefeitura Municipal de Três Passos tem mobilizado diferentes frentes de trabalho no combate a dengue.
As semanas têm sido de muitas ações, como de visitas para orientação, monitoramento, eliminação de criadouros e dedetização de locais com casos suspeitos e confirmados em um raio de 300 metros.
Diante o crescente número de casos de dengue, o Executivo Municipal determinou uma força tarefa que teve início na quinta-feira, e continua ao longo dessa semana e pelos próximos dias com o objetivo de exterminar os criatórios do mosquito da dengue.
Além de todas as medidas, um mutirão de limpeza assistido tem recolhido das casas da população toneladas de lixo acumulado nos pátios, o agente de saúde faz a vistoria e analisa o que deve ser descartado.
Também, a aplicação de fumacê nas bocas de lobos e no perímetro dos bairros com incidências de casos de dengue e/ou zika vírus é outra medida que está sendo executada e iniciou pelos bairros Pindorama, Glória, e continua hoje, dia 08, no Bairro Santa Inês e dia 13 em Padre Gonzales.
Dos cuidados que a população deve ter para a realização desta ação, está o recolhimento dos animais de estimação, virar os potes de água dos mesmos. Deixar uma fresta de uma janela ou porta aberta, propiciando que o produto entre.
Outra medida, é a Central de Monitoramento da Dengue, um local onde a Secretaria de Saúde vai receber as reclamações, denúncias, bem como, haverá um mapa da cidade com os pontos críticos e com os casos positivos de dengue e zika.
O objetivo, é melhorar o monitoramento em tempo real, ajudando assim nas definições das ações emergenciais e das necessidades. Ainda, esta Central terá um canal direto com os meios de comunicação para repassar a real situação e as ações realizadas pelo poder público.
A Administração Municipal informa que a Lei nº 5.459/2019, será aplicada com todo o rigor, que estabelece normas e medidas de prevenção a vetores transmissores de doença, prevendo multas para descumprir.