Central de Monitoramento da Dengue é uma das medidas adotadas em Três Passos para combater a doença

13/04/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Todo o ano a Administração Municipal de Três Passos desenvolve atividades de combate ao mosquito da dengue. Desde o dia 02 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor do Combate a Endemias, vem realizando mutirão de limpeza e recolhimento de entulhos, para obter os resultados de controle e prevenção da doença.

A Central de Monitoramento da Dengue é outra ação retomada pela Administração Municipal. Um local onde a Secretaria de Saúde recebe as reclamações, denúncias, bem como, mapeia os pontos críticos e com os casos positivos de dengue e zika vírus. Outra ferramenta utilizada, que se agrega à Central, e que tem o suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é o Google Earth.

De acordo com o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, o objetivo é melhorar o monitoramento em tempo real os pontos críticos, ajudando assim nas definições das ações emergenciais e das necessidades. “Ações importantes, no entanto, cada cidadão também precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros”, pondera.

Através da Central, conforme informações do Setor, as ações já mostram resultados, com uma diminuição dos focos em determinados bairros, como no Pindorama.

No entanto, o principal aliado da Secretaria Municipal de Saúde nessa guerra é a população, que deve fazer a sua parte, eliminando objetos que têm alto potencial de se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti.