Mais 930 doses para vacinação contra a gripe: sistema "drive-thru" agilizou atendimentos

27/03/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão envolvidas nesta sexta-feira, 27, em mais uma fase da Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza e H1N1. Nesta etapa estão sendo imunizados idosos com idade acima de 60 anos e profissionais da área da saúde. O ponto principal é a Praça Reneu Geraldino Mertz, onde desde às 8 horas, estão sendo aplicadas as vacinas através do sistema “drive-thru”, ou seja, o idoso não precisa sair do carro. A movimentação foi intensa desde o início dos trabalhos.

Além deste local, as vacinas estão disponíveis nas unidades de ESFs. Hoje também está sendo dada atenção especial aos residentes nos lares de idosos. Ao todo são 930 doses que deverão ser aplicadas ainda durante esta manhã. Quem define a quantidade é a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, que deverá enviar ao Município novos lotes a partir da próxima semana.

Neste ano a campanha foi antecipada. Na última segunda-feira, 23, foram imunizados 939 idosos, além de 289 profissionais da área de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde estima que atualmente 4.055 pessoas fazem parte deste grupo com idade mínima de 60 anos, em Três Passos.
Para os demais públicos alvos da campanha, a vacinação está programada para ocorrer no dia 16 de abril (para professores das redes públicas e privadas, profissionais de segurança e portadores de doenças crônicas) e no dia 09 de maio (para crianças maiores de seis meses, gestantes e povos indígenas).

Quanto aos idosos que ainda não foram imunizados, passada a etapa de hoje, deverão aguardar novas informações da Secretaria Municipal de Saúde.