Unidade Sentinela registrou 58 atendimentos em dois dias de funcionamento

24/03/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Desde a manhã de segunda-feira, 23 de março, está em funcionamento a Unidade Sentinela em Três Passos, criada para atendimento exclusivo de casos suspeitos do novo coronavírus.

A pessoa que apresentar os sintomas, não precisar sair de casa para procurar atendimento, basta ligar ou enviar WhatsApp para os telefones da Central, após avaliação, sendo necessário, uma equipe de saúde se desloca para acolhimento da demanda.

A equipe da Unidade Sentinela é formada por oito profissionais, entre médicos, enfermeiras e atendentes, além de Vigilância em Saúde e Epidemiológica. Também, desde esta terça-feira, uma psicóloga vai estar dando o suporte para aqueles casos que necessitam de orientações psicológicas.

Nestes primeiros dois dias, foram 58 atendimentos por telefone com pessoas que apresentaram síndrome gripal, destas, a equipe visitou quatro pacientes. Ainda, duas novas coletas foram realizadas, onde as amostras foram encaminhas ao Labatório Central do Estado (LACEN) para diagnóstico.

O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, explica que a unidade precisou contar também, com atendimento psicológico em virtude de muitas pessoas precisarem de orientação nesse sentido. Ele pediu calma à população, destacando que o momento é de seguir as medidas de prevenção e segurança. “O Poder Público está empenhado ao máximo para enfrentar este momento atípico, por isso pedimos que a população faça também a sua parte” disse.

A Central de Atendimento ao COVID-19, atende das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os telefones de contato são: número fixo 55-3522-0444 e, ainda, via WhatsApp pelos números (55) 999 384 355 ou 997 100 066.