Unidade Sentinela vai iniciar na segunda-feira

20/03/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Na manhã de sexta-feira, dia 20 de março, o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, e o vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, estiveram na Unidade Sentinela de Três Passos onde funcionará a Central de Atendimento COVID-19.

Os gestores reuniram-se com os profissionais médicos e enfermeiros, além da equipe que vai trabalhar na central, para explicar a logística de funcionamento do dia a dia da unidade.

Instituída pelo Decreto 017/2020, a Unidade Sentinela é composta por uma equipe médica e de enfermagem especial, objetivando o encaminhamento e acompanhamento de casos relacionados ao novo coronavírus.

Terá ainda uma ambulância e todo o suporte para os profissionais da saúde como o estabelecimento físico, materiais, a paramentação adequada para o atendimento e a equipe técnica que vai receber as ligações telefônicas e contato via whatsapp do paciente.

Importante ressaltar que a Sentinela servirá unicamente como base de apoio para a equipe de saúde e central de contato para informar sobre casos suspeitos, não sendo realizados atendimentos físicos no local.

Conforme destaca o prefeito, esta iniciativa busca minimizar o fluxo de atendimento do Hospital de Caridade e nas Unidades Básicas de Saúde, reduzindo os riscos de transmissão local. "Estamos fazendo de tudo para conseguirmos enfrentar este momento e oferecer o melhor atendimento possível a nossa população", explicou.

Inicialmente, a Unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, com atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, podendo haver ampliação deste horário. São telefones de contato: (55) 3522-0444 (fixo); (55) 99938 4355 e (55) 99710 0066 – whatsapp.

As ligações poderão ser feitas a cobrar ou pelo aplicativo de whatsapp e o retorno será dado pela Central de Atendimento ao COVID-19.