Coronavírus: primeiro caso suspeito em Três Passos

18/03/2020 | Por: Elenara de Oliveira

A Prefeitura de Três Passos buscando esclarecer e prestar informações à população, quanto a caso suspeito de coronavírus (Covid-19), promoveu na manhã desta quarta-feira, uma entrevista à imprensa.

O caso suspeito foi confirmado durante a entrevista pelo prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, e pelo vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, que discorreram sobre as medidas que já vem sendo adotadas pelo município e clamaram a população que adotem medidas de prevenção.

A identificação do primeiro caso suspeito de coronavírus no município de Três Passos, ocorreu ontem, dia 17 de março, e se enquadra na Situação 1, da tabela de classificação de pacientes com suspeita da doença, pois trata-se de uma pessoa que esteve em viagem ao exterior.

Conforme informou o prefeito, os profissionais de saúde seguiram o protocolo previamente estabelecido pelo Ministério da Saúde, assim como, as recomendações e o paciente está em quarentena domiciliar. “Todas as medidas de segurança e prevenção foram tomadas”, explicou ele.

Amostras foram coletadas para análise laboratorial de COVID-19 e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (LACEN), que deverá dar o resultado final.

Prefeito e vice enfatizaram que a Administração Municipal vem fazendo uma série de ações desde fevereiro, entre elas, a criação do Plano de Contingência e Ação para infecção do Novo Coronavírus, a conscientização, a emissão de Decretos regulando atividades e a paralisação das aulas.

A partir de hoje, a Prefeitura Municipal de Três Passos, através do Departamento de Comunicação, vai estar implantando o Boletim Oficial Epidemiológico para divulgar a situação epidemiológica do município. As informações serão disponibilizadas à imprensa e nas páginas oficiais do Município.