Campanha de Vacinação contra Gripe começa dia 23 de março

17/03/2020 | Por: Elenara de Oliveira

- Neste ano, a iniciativa vai acontecer em três etapas conforme o público alvo -

A Campanha de Vacinação contra a Gripe vai ser antecipada. A mobilização, que costuma ser realizada em abril, começa na próxima segunda-feira, dia 23 de março, informa a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos.

A mobilização segue até o dia 22 de maio, sendo 9 daquele mês, o dia “D” de imunização.

A enfermeira da Secretaria de Saúde de Rejane Ceolin, uma das coordenadoras do programa de imunizações, esclarece que a vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus.

“Esta antecipação da vacina contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal, visando facilitar o trabalho das equipes de saúde no diagnóstico do coronavírus, porque os sintomas são muitos semelhantes aos da gripe”, explica.

Assim como em anos anteriores, a campanha será dividida por grupos prioritários. Na primeira etapa de vacinação, que começa no dia 23 de março, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Já, a partir de 16 de abril, começa a vacinação para o segundo grupo, que são os professores das redes públicas e privadas, profissionais de segurança e portadores de doenças crônicas.

Na terceira etapa, o público alvo serão as crianças menores de seis meses, gestantes e povos indígenas, que acontece a partir do dia 9 de maio.

A Secretaria Municipal de Saúde tem a meta de vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. Neste ano, a novidade é a inclusão de mais um grupo na campanha: os adultos com idade entre 55 e 59 anos.

A vacina oferecida neste ano será a trivalente que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B.

IMPORTANTE: Exclusivamente a vacinação contra gripe será feita nas Unidades de Saúde de referência de cada trespassense, em horário normal de atendimento: das 7h30min às 11h30 e das 13h às 17h.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024