Coronavírus: Prefeitura de Três Passos adota medidas de prevenção interna contra a doença

16/03/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Na manhã desta segunda-feira, 16 de março, a Administração Municipal de Três Passos reuniu secretários, chefes de setores e funcionários para determinar medidas de prevenção contra o coronavírus.
O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, explicou que em Três Passos não há casos, mas é necessário não ficar alheio a pandemia mundial, sendo imprescindível adotar medidas de prevenção.
As medidas de prevenção serão adotadas por todas as repartições municipais, incluindo escolas, unidades de saúde, Caps, CRAS, CREAS e CIAC/SUS.
O Setor de Compras da Prefeitura trabalha na organização de compra de álcool gel, papel descartável, borrifadores e máscaras.

➡️Medidas de prevenção:
– A Prefeitura irá disponibilizar álcool gel em todas as repartições municipais de atendimento ao público, incluindo escolas e equipamentos culturais.
- Higienizar as mesas com álcool e papel descartável, os quais também serão disponibilizados a cada setor.
- Deixar todas as janelas abertas para manter os ambientes arejados.
- Proteger-se ao espirrar e tossir.
– Evitar cumprimentos com as mãos, beijos e abraços.
- Manter atenção caso haja febre e sintomas respiratórios.
- Material educativo está sendo distribuído a todos os setores.

➡️Município já tem Plano de Contingência
Desde o final de fevereiro, o município de Três Passos já está com as operações de emergência em saúde pública para prevenção de infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV) elaboradas.
Um grupo de crise formado pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Hospital de Caridade discutiram estratégias de prevenção e enfrentamento da doença a nível local, inclusive, concretizando o Plano de Contingência e Ação Municipal para Infecção pelo Novo Coronavírus tendo como base o Plano de Contingência Estadual e Protocolo de Manejo Clínico do Ministério da Saúde.

➡️Unidades de Saúde
Os profissionais da Atenção Básica do Município já estão bem orientados quanto ao trato com os pacientes e aos possíveis casos, inclusive, já seguem o Plano de Contingência.
Ainda, todas as unidades de saúde foram equipadas com termômetro digital infravermelho com verificação de temperatura instantaneamente.

➡️Aulas da rede municipal
Em reunião com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a decisão da suspensão ou não das aulas na rede pública municipal será tomada após as reuniões que acontecem hoje: pela manhã da Secretaria Estadual de Educação e à tarde, da Amuceleiro.
O prefeito solicitou que sejam orientados os motoristas do transporte escolar, para que viajem com as janelas dos ônibus abertas e que o veículo seja bem higienizado.

➡️Decreto vai proibir a realização de eventos
Quanto à comunidade, o prefeito, José Carlos Amaral, deve estar expedindo até o final da tarde, o Decreto nº16/2020 que regula a realização de eventos a nível municipal.
“Não há razões para pânico, mas sim para tomarmos as medidas preventivas que serão novamente avaliadas na próxima semana”, observou o prefeito.