“Ações contra a dengue devem ser contínuas”, pede Secretaria Municipal da Saúde

12/03/2020 | Por: Elenara de Oliveira

- População deve fazer a sua parte na luta contra a doença -

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos trabalha fortemente para prevenir a dengue no município por meio de diversas ações. No entanto, os principais responsáveis por esta luta é a população.

Conforme o resultado recebido para oito coletas encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (LACEN), destes, três resultados vieram positivos para dengue. Então, o município, que desde julho de 2019 estava livre da doença, volta a apresentar um cenário preocupante, com casos confirmados e outros 25 suspeitos.

As ações realizadas pelos agentes comunitários de saúde e de endemias não param, os quais repassam orientações diariamente à população, todas as quartas-feiras vão a campo e trabalham fortemente na eliminação de criadouros.

Além disso, inseticida foi aplicado nos Bairros Centro, Webers e Pindorama em um raio de 300 metros dos locais suspeitos. Os casos positivos são derivados do Bairro Pindorama.

Segundo a enfermeira Rosicler Seghetto, coordenadora do programa de combate a endemias, é lamentável a falta de cuidado que muitos moradores têm com os pátios de suas casas, deixando entulhos, lixo e objetos, entre tantas outras coisas, acumulando água e insetos. “Visitamos residências e estabelecimentos comerciais que são uma vergonha, um verdadeiro perigo para a saúde pública”, pondera ela.

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos faz um apelo à população: “ações contra a dengue devem ser contínuas, e a população precisa revisar seu pátio e eliminar todos os objetos que possam ser possíveis criadouros do mosquito. O engajamento de todos em ações de prevenção é o único remédio eficaz contra a dengue”.