Ouvidoria Municipal registra 125 demanda sobre a Coleta Seletiva em dois anos

22/01/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Canal possibilita melhorar a prestação do serviço de recolhimento de lixo, a partir das demandas recebidas

Em 2018, a Administração Municipal de Três Passos deu início à Campanha “Coleta Seletiva: Nós praticamos!”, uma iniciativa com o objetivo de habituar a população ao cronograma de recolhimento dos resíduos e de conscientizar para a importância da separação.

Alinhado à responsabilidade socioambiental, a Campanha envolveu diversos segmentos da esfera pública municipal, que tiveram papel importante na missão de conscientizar os trespassenses que a adoção da coleta seletiva proporciona inúmeros benefícios, que, por consequência, leva à melhoria da qualidade de vida.

A Ouvidoria Municipal foi um destes órgãos importantes no processo, sendo o canal oficial para receber as reclamações e sugestões da população quanto à qualidade do serviço prestado pela empresa Medina Transportes LTDA.

Passados dois anos, a Ouvidoria fez um balanço das demandas recebidas e formalizadas em 2018 e 2019. Ao todo, foram registradas 567 demandas, destas, 125 relativas ao recolhimento de lixo no perímetro urbano, que é oferecido todos os dias, exceto no domingo.

Conforme destaca o ouvidor, Paulo Farias, na soma dos dois anos, a maioria das demandas, é classificada como reclamações. Também aparecem, em menor percentual, solicitações e sugestões.

*Principais demandas apresentadas

Quanto as demandas apontadas, tanto em 2018, como em 2019, a principal refere-se a não realização do serviço de coleta. “Na maioria dos casos, a questão é pontual e atinge determinada rua, ou endereço específico. Também ocorreram reclamações quanto a falta do serviço em alguns feriados”, explica o ouvidor.

Entre as sugestões apareceram principalmente a necessidade de adequação da logística, sendo uma contrariedade do cidadão, o procedimento adotado pela empresa de amontoar o lixo para posterior coleta, além, da falta de padrão nos horários de recolhimento.

*Origem das demandas

De acordo com o Relatório da Ouvidoria Municipal, praticamente um quarto das demandas recebidas na questão da coleta de resíduos teve como origem o Centro da cidade. O balanço com os dados acumulados durante os dois anos, aponta que na sequência aparece o Bairro Sulserra, sendo que os demais bairros apresentam percentuais muito semelhantes.

Na avaliação do ouvidor, o sistema implantado pela Ouvidoria fez com que 100% das demandas recebidas chegassem ao conhecimento da empresa e dos fiscais de contrato, para que fossem adotadas as medidas necessárias para corrigir as eventuais falhas apontadas pelo cidadão.

“É afirmar que o número de reclamações recebidas ao longo de dois anos é baixo diante da complexidade do serviço. Dos 125 registros, 106 podem ser classificados como insatisfações quanto a qualidade do trabalho”, finalizou.

A Administração Municipal de Três Passos considera que a Ouvidoria Municipal é seguramente o meio mais utilizado para esta finalidade.