Complexo Escolar e Esportivo foi inaugurado em Três Passos

28/10/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- Este é o maior investimento já realizado em educação no Município. Uma obra de aproximadamente R$4,5 milhões para receber alunos em turno integral –

Um dia histórico para a Capital da Região Celeiro. A inauguração do Complexo Escolar e Esportivo Professor José Luiz Rhoden atraiu um grande público na noite de sexta-feira, 25 de outubro.

O novo estabelecimento de ensino é a maior obra dos últimos anos em Três Passos e está inserido nos avanços significativos que estão sendo implantados na educação pública municipal.

A Banda da Escola Ildo Meneghetti esteve recepcionando a comunidade trespassense que foi prestigiar o ato inaugural. Também aconteceram apresentações do 2º ano da Escola São José e do Projeto Cante e Encante.

Dos pronunciamentos, o bispo Dom Carmo João Rhoden, representou a família daquele que deu origem ao nome da escola, sendo também filho de José Luiz Rhoden. Ele agradeceu a honra da escola receber o nome do seu pai e parabenizou o município pelos investimentos, ainda, deu a benção ao novo educandário.

O secretário Municipal de Educação, Valdemar Bonatto, explicou o funcionamento e a parte pedagógica da escola, agradecendo a todos que trabalharam e se envolveram no projeto.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vinicius Araújo, enfatizou que a concretização desse projeto é um orgulho para Três Passos, servindo de exemplo a outros municípios. “Eu desafio a outros municípios do porte de Três Passos, que realize um conjunto de ações, como obras de infraestrutura e em outras áreas, com recursos próprios do tamanho que Três Passos vem realizando nos últimos anos. Isso prova a dedicação, a transparência, de uma gestão planejada, eficiente e moderna”, disse.

O vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, ressaltou que a atual gestão de Três Passos tem uma especial preocupação com a educação pública e de qualidade, sendo por isso que vem investindo muito e trabalhando na educação do município nos últimos anos. “A educação é sem dúvida nenhuma uma das principais ferramentas pela diminuição das desigualdades sociais”, finalizou.

O prefeito José Carlos Amaral destacou que esse foi um dos momentos mais importantes na história da educação do Município, uma das obras de maior envergadura já executadas, e que qualifica e coroa um projeto de governo que vem cada vez mais qualificando a infraestrutura da educação municipal, sabendo da importância que ela representa no presente e também para o futuro.  Ele destacou ainda que: “foi muito difícil chegarmos até aqui, porque enfrentamos muitas barreiras, mas com serenidade, com convicção administrativa e principalmente, sabendo onde queríamos chegar, enfrentamos todas as dificuldades, uma a uma, e superamos, porque sabíamos que a importância desse Complexo realmente merecia todo o nosso empenho, dedicação e vontade de estar aqui hoje entregando essa obra para a comunidade”, concluiu.

Em forma de reconhecimento e agradecimento pelo memorável projeto concebido no Bairro Frei Olímpio, o vereador Ido Rhoden, em nome da Família Rhoden, juntamente com um representante do Bairro Frei Olímpio, entregou uma placa ao prefeito José Carlos e ao vice Jorginho.

A solenidade foi encerrada com o corte da fita e com o descerramento da placa inaugural, onde após o público presente foi recebido para visitar a escola e participar de um coquetel com apresentações do Projeto Cante e Encante.

As aulas da escola começaram nesta segunda-feira, inicialmente, com 150 alunos em turno integral com a missão de contribuir para o desabrochar dos potenciais das crianças, assegurando uma educação integral de qualidade.

*SAIBA MAIS SOBRE O COMPLEXO

O Complexo surgiu de um projeto concebido a partir de uma política pública, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e encaminhado ao Ministério da Educação, através do PAR - Plano De Ações Articuladas:  torna-se realidade, sendo o maior investimento feito até hoje em educação no município!

Resultado de um estudo técnico, que fez o levantamento da situação escolar da rede municipal de ensino trespassense, onde, a partir de então, foram geradas várias ações em prol da melhoria da educação municipal. Uma dessas ações foi a elaboração do projeto de construção de uma sede própria para a Escola São José.

O educandário tem uma área construída de 3.121,38 m², tem capacidade para atender de 400 a 600 alunos, em turno integral e recebeu um investimento de aproximadamente R$4,5 milhões e meio de reais, oriundo do Fundo Nacional De Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida do Município.

A construção seguiu o projeto padrão do FNDE, sendo composto de:   → 3 blocos com 4 salas de aula e 4 sanitários cada; → quadra poliesportiva coberta – com 02 vestiários; → 2 pátios internos – um deles coberto e com palco; → pracinha; → bloco administrativo – sala da direção, secretaria, coordenação, sala multiuso e 02 sanitários; → 2 prédios tecnológicos  - com sala de informática, laboratório de ciências, sala do grêmio estudantil, biblioteca, auditório  e estacionamento.

Uma escola concebida a partir do esforço de um projeto técnico bem delineado, que passa a ser denominada de Complexo Escolar e Esportivo de Ensino Integral José Luiz Rhoden em homenagem ao professor, líder comunitário e morador do Bairro Frei Olímpio.

O Complexo é um espaço multifuncional, que agrega além da Escola, a Central de Transportes Escolar inaugurada em 2016, uma academia ao ar livre concebida também em 2016 e o Ginásio Municipal de Esportes que será totalmente reformado.