1ª Feira da Saúde Bucal é realizada em Três Passos

17/10/2019 | Por: Elenara de Oliveira

A Saúde Pública Bucal do Município de Três Passos, desenvolvida pelas equipes das Estratégias da Saúde da Família (ESF’S) vem se destacando pela qualidade do atendimento prestado à população.

Nesse sentido, com a visão de ampliar as iniciativas que contribuam para a promoção da saúde bucal, o Programa Saúde na Escola (PSE) por meio dos dentistas e auxiliares de saúde bucal, realiza a 1ª Feira da Saúde Bucal de Três Passos.

A iniciativa, inédita no Município, realizada de 15 a 18 de outubro, tem como objetivo principal promover atividades de educação em saúde bucal para os alunos do 5º ao 9ª Ano das escolas municipais e estaduais.

A abertura do evento contou com a participação do vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vinicius Araújo; da secretária Municipal de Saúde Designada, Leila Bender; do secretário Municipal de Educação, Valdemar Bonatto; da coordenadora regional de educação da 21ª CRE, Ledi Daiana Diesel; e da coordenadora do Programa Saúde na Escola, dentista Janaine Sari.

A coordenadora do PSE, dentista Janaine Sari, ressaltou que a feira também visa conscientizar para o auto-cuidado em saúde bucal e levar informações sobre a odontologia pública de uma maneira lúdica, divertida, prática e interativa.

O presidente do Legislativo elogiou a iniciativa. “Nosso reconhecimento pela realização deste evento e que o mesmo possa servir de referência para outros municípios”, ponderou.

O vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, destacou a importância da odontologia preventiva, sobretudo no contexto atual do país que ainda precisa evoluir na prevenção em saúde pública.

Durante o evento são realizadas oficinas, onde os alunos divididos em grupos visitam em forma de rodízio. As oficinas são denominadas Cárie dentária, Dentista não cuida só de dentes, Má oclusão e Curiosidades da odontologia.

*Saúde Pública Bucal de Três Passos é destaque estadual e nacional

Neste ano, novamente o Município de Três Passos foi reconhecido no Estado e no País: conquistou o 1º lugar estadual e 3º lugar nacional no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. Mostrando que o trabalho de rotina nas unidades de saúde, os investimentos da gestão pública, as atividades e ações, contribuem para o reconhecimento na área.