COMUNICADO!!!


A Prefeitura Municipal de Três Passos informa que, em conformidade com a legislação eleitoral vigente, especificamente o artigo 73, VI da Lei 9.504/1997, as redes sociais oficiais e os sites institucionais serão temporariamente desativados a partir desta sexta-feira (05/07/2024).

Esta medida é necessária nos três meses que antecedem o pleito eleitoral, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de assegurar a igualdade de condições entre os candidatos e a lisura do processo eleitoral. Destacamos que a desativação não impactará a continuidade dos serviçãos municipais.

Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato pelos canais de atendimento disponíveis.

Administração Municipal faz um balanço das principais obras e ações que estão acontecendo nestes últimos meses em Três Passos

16/10/2019 | Por: Elenara de Oliveira



Para marcar os 1000 dias da atual gestão municipal (completados no final de setembro), a Administração Municipal de Três Passos promoveu uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 16, apresentando um balanço das principais obras e ações que estão acontecendo nestes últimos meses, além de anunciar importantes projetos que estarão sendo desenvolvidos no próximo período, em diferentes setores.

O prefeito José Carlos Amaral, acompanhado do vice-prefeito, Jorge Dickel, apresentou 22 pontos principais de ações, detalhando cada uma delas (Veja abaixo as informações). Ele ressaltou que somente em 2019, o Setor de Compras conseguiu economizar R$6,5 milhões em compras públicas.

📍Entre as obras que estão acontecendo, destaque para a reforma do entorno do Centro Administrativo Municipal, ampliação da Escola Municipal Ildo Meneghetti, asfaltamento da Rua Davi Canabarro e a conclusão do Complexo Escolar e Esportivo Professor José Luiz Rhoden, que será inaugurado na próxima semana, dia 25 de outubro.

📍Entre os projetos que serão executados no próximo período, destaque para obras de pavimentação do Projeto Habitacional Emancipar, no Bairro Sulserra; troca de tubulação e asfaltamento do primeiro trecho da Rua Antônio Gonçalves de Oliveira; reforma completa do Ginásio Municipal de Esportes, a partir de acordo firmado com a Câmara de Vereadores; e implantação do Projeto de Videomonitoramento, em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil.

 

CONFIRA OS PONTOS DESTACADOS PELO PREFEITO DE TRÊS PASSOS

1º Revitalização do Parquinho da Praça Reneu Geraldino Mertz

            O que será feito?

- Pinturas dos postes do alambrado

            - Ajuste alambrado

            - Colocação de areia nova

            - Concretagem do acesso ao parquinho (parte de baixo)

            - Acessibilidade aos portadores de necessidade especiais

            - Balanço para cadeirante

            - Instalação de brinquedo novo entre os dias 21 e 25 de outubro

            - Valor do investimento em brinquedos (circuito + o balanço) R$ 52.700,00 em recursos próprios

 

2º Término da Rua David Canabarro

            O que falta?

            - Última camada de asfalto entre a Unijuí e Rua Visconde de Mauá (Loja Pampa Gaúcho)

            - Colocação dos guard-rails

            - Reparos nas Calçadas Danificadas

            - Sinalização horizontal: Pinturas faixas faltantes (no trecho onde falta a última camada)

            - Pinturas das Rampas de acessibilidade (iniciado esta semana)

            - Plantios das mudas de árvores (Espécie: Escovinha de Garrafa)

            - Instalação de tachões na via. (Previsão de início para esta semana)

            - Valor aproximado de R$ 2 milhões      

3º Inauguração do Complexo Escolar e Esportivo  

            - Data de inauguração: 25/10, às 19 horas

            - Este projeto foi elaborado e encaminhado ao MEC, através do PAR - Plano De Ações Articuladas, pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

            - É resultado de um estudo e levantamento da situação escolar da rede municipal de ensino, e a partir disso, foram geradas várias ações em prol da melhoria da educação municipal. Sendo que uma das ações: a elaboração do projeto de construção de uma sede própria para a Escola São José;

- Vai ter capacidade para atender de 400 a 600 alunos, em turno integral

            - Área construída total de 3.121,38 m²

- Valor de aproximadamente R$5 milhões:R$3.430.752,95 do Fundo Nacional De Desenvolvimento da Educação (FNDE) + contrapartida do Município

4º Ampliação da Escola Ildo Meneghetti

- Início 14 de julho

- Previsão de término 10 de novembro

- Situação atual: nos acabamentos

- Obra: Construídas duas novas salas de aula; Ampliação da biblioteca dando espaço a um miniauditório; Reformas dos banheiros com adaptação para crianças da educação infantil e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais; Construção de uma área coberta para interligar ao ginásio; Reformas dos passeios e das calçadas do pátio; Construção de rampas de acessibilidade; Pintura

- Valor: R$ 262.356,18; sendo R$ 181.413,15 referente a ampliação; e R$ 80.943,03 à reforma

- Recursos próprios da municipalidade

 

5º Pinturas das Creches

            - Concluída a pintura da Vovó Paulina, em Padre Gonzales

            - Concluída a pintura da EMEI Tia Mercedez

            - A pintura da EMEI Elso Paulo Severgnini é a próxima a ser iniciada

            - Valor de R$4.741,00, com recursos próprios

6º Conclusão da reforma do pátio e pintura do prédio administrativo

- Início 15 de julho.

- Previsão de término 15 de novembro

- Pátio: valor de R$240.477,64, oriundo de recursos próprios

- Prédio: iluminação, pintura, troca de portas externas e reforma em parte do telhado, entre outras. Valor inicial de R$103.278,32.

7º Calçamentos/ Reperfilamentos/ Asfaltamentos concluídos e em andamento

*Calçamentos Comunitários Gestão 2017/2020

2017

17 ruas calçadas em um total de 27.060 m²

2018

25 ruas calçadas em um total de 66.309 m²

2019

Concluídas

17 ruas calçadas em um total de 20.777 m²

Em andamento:

06 ruas em um total de 12.344 m²

*Projetadas:

04 ruas previstas

Rua Goias (Bela Vista)

Rua Paraná (Bela Vista)

Rua Território de Roraima (Bela Vista)

Rua dos Estados - principal (Bela Vista)

*Ruas medidas e com material reservadas e já serão feitas de acordo com a nova lei

TOTAL GERAL: 69 RUAS

 

- Novo projeto de lei nº 056, DE 08  DE OUTUBRO DE 2019.

Art. 1º  O art. 171, do Código Tributário Municipal, Lei Complementar nº 1, de 30 de dezembro de 1991, passará a viger com a seguinte redação:

“(...)

Art. 171 ...

§ 4º Obras que tratam de pavimentação, conforme art. 166, II, poderão ser realizadas na modalidade de calçamento comunitário, desde que haja adesão de, no mínimo, 80% de beneficiários diretos da obra.

§ 5º A modalidade de que trata o parágrafo anterior, se dá pelo fornecimento de material, aquisição de meio fio e terraplanagem pela municipalidade, e contratação direta da mão de obra e instalação pelo beneficiário, que deverá apresentar documentos fiscais comprobatórios da correta contratação dos serviços, que deverá ser condizente aos valores praticados no mercado, ou avaliados por profissional da Secretaria de Obras.

*Reperfilamentos Gestão 2017/2020

2017: 07 Ruas reperfiladas

2018: 14 ruas reperfiladas

2019: 09 Ruas reperfiladas

 

*Asfaltamentos Gestão 2017/2020

2017

Avenida Farroupilha (2º trecho) (Bairro Padre Gonzales)

Rua General Daltro Filho (1º trecho) (Bairro Centro)

2018

Avenida Farroupilha (3º trecho) (Bairro Padre Gonzales)

Avenida Luiz Vieira Xavier (Bairro Padre Gonzales)

Rua 20 de Setembro (Bairro Padre Gonzales)

Rua Piratini (Bairro Padre Gonzales)

Rua Daltro Filho (2º trecho) (Bairro Centro)

Avenida Santos Dumont (Bairro Centro)

2019

Rua David Canabarro (Bairro Centro)

Rua Crissiumal (Bairro Centro)

 

8º Próximos reperfilamentos

*Rua Tupy (2º trecho)

* Ruas principais do Bairro Pró-Morar

 

9º Entrega caminhões toco da Volvo e truck da Iveco

            - Já em utilidade:

Uma escavadeira giratória em maio de 2019: R$356 mil (O valor para aquisição da escavadeira veio do entendimento com a Câmara Municipal de Vereadores por meio do Orçamento Impositivo).

Duas novas patrolas (motoniveladoras) adquiridas em julho de 2019, em um investimento de R$1.066.000,00 (Um milhão).

- Reforço com a chegada de:

Caminhão toco

Empresa: Dipesul Veículos LTDA

Marca: Volvo

Valor: R$ 268.000,00

Recursos próprios

 

Caminhão truck

Empresa: Carboni Distribuidora de Veículoas LTDA

Marca: Iveco

Valor: R$ 348.000,00

Recursos do Finisa

 

Retroescavadeira

Recursos do MAPA

R$88.062,62 (Emenda Deputado Pompeo de Mattos)

R$130.937,38 (Contrapartida do Município)

 

10º Pinturas das Unidades de Saúde

- ESF Centro pintura concluída

- ESF Weber em andamento

- Próximos: Bela Vista, Santa Inês e CIAC/SUS, e demais unidades.

11º Aquisição de 02 ambulâncias novas

            - Valor de cada R$83.500,00

               Valor total: R$167 mil

            - Empresa: Pegasus Ijuí

            - Entrega: 16 ou 17/10

            - Fonte de recursos: próprios

12º Recursos Hospital de Caridade de Três Passos

            - Em 2019 o contrato teve um reajuste de 25%, onde o valor pago mensalmente pode chegar a R$123 mil

- Repasse de R$800 mil do Fundo Municipal da Saúde realizado no dia 23 de março. (Oriundo do MAC).

- Para 2019, em emendas R$1 milhão, sendo:

R$150 mil Ana Amélia Lemos

R$300 mil Darcisio Perondi

R$100 mil Jerônimo Goergen

R$100 mil Jerônimo Goergen

R$150 mil Maria do Rosário

R$200 mil Yeda Crusius

13º SAMU/Salvar

            - Município de Três Passos vai gerenciar o Programa, do qual irão fazer parte: Bom Progresso, Humaitá, Sede Nova, Tiradentes e Esperança do Sul.

            - Abriu processo seletivo para: condutor e técnico de enfermagem socorrista

            - Quarta-feira, 23, reunião em Ijuí na sede do Corpo de Bombeiros.

 

14º Ampliação da Unidade de Saúde Prisional

            - Ampliação das adequações físicas: construção de duas salas (uma para dentista e uma para enfermagem) + a pintura externa e interna

            - Amuceleiro: fornecimento dos materiais

            - Prefeitura: equipamentos, pedreiros, pintores e equipe técnica de engenharia

            - Entrega dos materiais para construção neste dia 16/10

            - Previsão de início da ampliação dia 21/10

- Habilitação da Unidade no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, possibilitando o recebimento de um financiamento federal de cerca de R$17 mil

15º Aprovação do projeto CIAC/SUS (UPA)

- A UPA passa a ser chamada de Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão - CIAC/SUS.

            - Projeto aprovado pelo Ministério da Saúde em 11/10 (recebemos o comunicado por meio de ofício)

- O que vai funcionar: Uma Estratégia da Saúde da Família (ESF); o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); o Serviço Central de Assistência Farmacêutica; Serviço Central de Imunização e Serviço Central de Transporte Sanitário.

- As ações e serviços de saúde seguirão as normas específicas de cada política ou programa, utilizando os custeios já existentes e em conformidade com o Decreto nº 9.380 de 22 de março de 2018, e todos os serviços elencados, estão previstos no art. 3º da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012.

- Concurso Médicos: 07 a 22 de outubro; 06 vagas para 20 horas (R$13 mil salário); 04 vagas para 40 horas (R$6.500,00 salário)

 

16º Poço artesiano de Bela Vista

            - 170 famílias beneficiadas, resolvendo um problema de anos da comunidade

            - Poço de 188 metros de profundidade

- 31/10 Abertura da Licitação nº146, será às 14horas

- Materiais: quadro de comando, tubos, bomba, cabo de energia, reservatório de água, tubos calvanizados e tubos PAD.

            - Previsão de início da obras: durante o mês de novembro

            - Valor inicial de R$45 mil de recursos próprios da municipalidade somente para compra de materiais

            - Mão-de-obra e máquinas da Prefeitura

17º Calçamento do Projeto Emancipar

            - Recursos do Fundo Municipal de Habitação

            - Prefeitura vai licitar mão de obra

            - Prefeitura vai dar todo o material para execução do calçamento

            Duas opções de valores:

- Somente Mão de obra R$224.535,13

            - Global: Mão de obra + material R$404.738,86

18º Troca de tubulação da Rua Antônio Gonçalves de Oliveira

            - Precede o asfaltamento

- Prefeitura vai licitar a realização da troca de tubulação, visando a agilidade.

            - Previsão de Publicação do Edital de licitação: 16/10

            - Prazo de início de execução: dezembro

            - Valor inicial de R$443 mil, que serão ressarcidos pela Corsan ao Município.

19º Asfaltamento da Rua Antônio Gonçalves de Oliveira

            - Asfaltamento à quente, tipo CBUQ

            - Licitação

            - Edital de Contribuição de Melhoria será publicado no dia 17/10

            - São três trechos:

            - 1º trecho Avenida Ijuí (Lago) até à Rua Everaldo Marques da Silva (travessa do Faé). Valores aproximados R$1.157.811,11: com contribuição de melhoria (3,40%) R$363.552,69 + contrapartida da Prefeitura)         

            -2º trecho da Rua Everaldo Marques da Silva até 30 metros depois da Rua Catulo Cearense (Presídio). Valores aproximados R$275.234,01

- 3º trecho 30 metros depois da Rua Catulo Cearense até a Rua Carneiro de Campos (trifucarção). Valores aproximados R$293.286,28

            - Total geral aproximado R$ 1.726.331,4 (Orçamento de setembro 2019)

            - Emendas para o trecho 3, deputado Santini R$231.771,42; trecho 2, deputado Sanderson R$231.771,42

20º Reperfilamentos das transversais à Rua Antônio Gonçalves de Oliveira

            Tipo PMF (a frio)

- Rua Caio Prado Júnior

            - Rua João Arthur Bohn

            - Rua Evaristo da Veiga

(Ambas entre a Rua Antônio Gonçalves e Avenida Ijuí)

21º Reforma do Ginásio Municipal de Esportes

            - Fase de elaboração do Projeto Básico: final de outubro

            - Previsão de licitação: novembro

            - O que vai ser feito? (REFORMA GERAL) Reforma do telhado; consertos banheiros e vestiários (pia e vaso sanitário); remodelação dos vestiários; aumento da quadra principal e colocação de piso flutuante; conserto das janelas; trocas de redes; pintura interna e externa; arquibancadas novas de concreto nos dois lados; cerâmica no saguão; acessibilidade; saídas de emergência; PPCI; substituição da rede elétrica...

            - Valor somente após a conclusão do projeto.

22º Projeto Videomonitoramento

            - Projeto desenvolvido pela equipe técnica da Prefeitura

            - Orçamento aproximado de R$170 mil

            - Em fase de orçamento

            - Previsão de publicação de licitação para próxima semana

            - Central de Monitoramento será na Brigada Militar

            - Cada ponto de monitoramento será equipado com uma Câmera Speed Dome de 360° com capacidade de 30 vezes e Câmera Fixa HD que permite uma melhor resolução de imagem.

            - A Central de Monitoramento será equipada com duas TVS de 50 polegadas e mesa de controle com joy stick para os pontos de monitoramento

 

 

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