Prefeito trata de demandas de Três Passos em Porto Alegre

10/10/2019 | Por: Elenara de Oliveira

Buscar resolver questões de interesse público, que envolvem as mais diversas áreas de governo foi o objetivo da viagem do prefeito Municipal de Três Passos, José Carlos Amaral, a Porto Alegre, de 07 a 09 de outubro.

O gestor público trespassense esteve acompanhado do secretário Municipal de Finanças, Lucas Neckel, e do secretário Municipal de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Diego Hider Maciel.

As demandas foram tratadas junto as áreas técnicas da Corsan e de órgãos e setores do Governo do Estado.

*Tubulação da Rua Antônio Gonçalves de Oliveira: Na Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), o prefeito e secretários estiveram reunidos para a primeira reunião com o superintendente de Relações Institucionais André Beltrão Finamor.

A finalidade foi pedir agilidade na formatação do convênio que possibilita à Prefeitura licitar a troca de tubulação da rede de água da Rua Antônio Gonçalves de Oliveira.

Segundo o prefeito, José Carlos, a perspectiva é para que na próxima semana seja assinado o convênio. “A troca de tubulação antecede o asfaltamento da via”, salientou.

*Estação de Tratamento de Água (ETA): Com o superintendente da Companhia, também foi tratado sobre a ampliação do sistema de abastecimento de água da Corsan em Três Passos.

O prefeito verificou o andamento das obras de melhoria na captação de água junto ao Rio Erval Novo, e da possibilidade de implantação de novos reservatórios de água, ampliando a capacidade de reservação do sistema.

“A obra é muito importante, pois vai diminuir os transtornos à população, ocasionados quando falta água” ponderou o gestor público trespassense, durante o encontro.

*Central Exclusiva de Recebimento de Lodo de Fossa: Ainda na Corsan, a comitiva esteve como diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade, Jean Carlo Flores Bordin, e com o engenheiro químico Tiago Prestes.

O objetivo foi tratar sobre a Central Exclusiva de Recebimento de Lodo de Fossa, que vai possibilitar o destino mais adequado, ambientalmente, para os lodos de fossas.

Os técnicos da Corsan apresentaram o layout final do projeto, que vai contar também com um Centro de Educação ambiental e com uma Central de Compostagem de Resíduos.

Conforme informou o prefeito, a Corsan tem a previsão de lançar o edital de licitação da obra ainda em 2019, em um investimento inicial previsto de aproximadamente R$5 milhões.

O projeto pioneiro, não vai beneficiar apenas Três Passos, mas outros 19 municípios da região, significando um grande avanço em saneamento básico, refletindo ao longo dos anos na elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.

*Unidade de Saúde Prisional: No Departamento de Ações em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o prefeito manteve reunião com a coordenadora Estadual da Política de Saúde Prisional, Renata Dotta.

Em pauta esteve a melhoria nas adequações físicas da Unidade de Saúde Prisional que o Município mantem dentro do Presídio Estadual e a habilitação da mesma no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

Esta habilitação, explicou o prefeito, “possibilita um financiamento federal e a ampliação no quadro de profissionais da unidade, tornando o serviço mais resolutivo e qualificado”.