Três Passos realiza ações de prevenção e combate à dengue

09/10/2019 | Por: Elenara de Oliveira

Não param as ações fomentadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos através dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, na intenção de prevenir e combater a dengue no município.

A situação do Município de Três Passos, conforme o último Levantamento de Índice Rápido (LIRA), está classificada em baixo risco para dengue, porém é necessário que a população continue colaborando por meio de ações de prevenção.

Entre as estratégias desenvolvidas, estão as ações promovidas junto ao Programa Saúde na Escola (PSE) que trabalhou no mês de setembro o assunto dengue, realizando atividades nas escolas municipais e estaduais. As agentes de Endemias apresentaram peças de teatro e desenvolveram dinâmicas pedagógicas que buscaram orientar sobre o assunto.

Ainda, os agentes de saúde seguem realizando durante todas às quartas-feiras trabalho com enfoque exclusivo da dengue, como inspeções nos pátios, nas residências, terrenos baldios e outros pontos estratégicos.

Segundo a coordenadora do Programa de Agentes de Saúde e de Endemias do Município, enfermeira Rosicler Seghetto, ainda continuam acontecendo casos suspeitos. “É importante que todos os casos suspeitos procurem as unidade de saúde para que a equipe possa notificar e atualizar os dados epidemiológicos, bem como, prestar orientações no manejo correto dos sintomas”, considerou a coordenadora, orientando que a hidratação é um dos manejos mais importantes no aparecimento de sintomas suspeitos de dengue.

Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 08 de outubro, o Comitê de Combate à Dengue, informou os últimos dados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) e Vigilância Epidemiológica do Município, os quais apontam 141 casos notificados, 74 confirmados, 31 não reagentes e 36 que não coletaram.

Durante a reunião, entre os assuntos abordados, estiveram as placas de sinalização, pois são locais que poderão se tornar um criadouro. Neste sentido, o Município de Três Passos já adota medidas, fechando todos os postes e suportes, que sustentam as placas de sinalização com manta asfáltica, objetivando evitar o acúmulo de água no local. Para tanto, pede o auxílio da população para que comunique à Secretaria de Saúde, caso visualizem que alguma esteja aberta.

Como o Município é um dos únicos que possui dois servidores capacitados para a aplicação de produto para bloqueio dos casos confirmados, por precaução, e antes que o calor se intensifique, a Secretaria de Saúde de Três Passos iniciou nesta quarta-feira, dia 09, a colocação de fumacê nas bocas de lobos. A ação será realizada em todos os bairros da cidade.

Para finalizar, a Secretaria Municipal de Três Passos pede à população de modo geral que continue observando e tratando as piscinas, verificando as calhas e evitando pratos nas flores, ainda, as caixas de água devem estar com as entradas e saídas fechadas com sombrite, os potes de água dos animais de estimação devem ser lavados semanalmente, entre outros cuidados essenciais, como o uso de repelentes, para a prevenção e combate do mosquito da dengue.