SMEC promoveu o VI Festival da Música Gaúcha Escolar

26/09/2019 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Três Passos promoveu o VI Festival da Música Gaúcha Escolar, no dia 18 de setembro, tendo como local o CTG Missioneiro dos Pampas.

O objetivo da iniciativa foi de divulgar através da música verdadeiros valores da cultura gaúcha; valorizar os usos e costumes característicos do Rio Grande do Sul; promover crianças, adolescentes e jovens intérpretes em suas potencialidades artísticas e culturais.

O festival envolveu cinco categorias, são elas: Educação Infantil – os interpretes das turmas de Pré I e Pré II; Anos Iniciais –do 1º ao 5ª ano do Ensino Fundamental; Anos Finais –do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Ensino Médio- do 1º ao 3º ano do Ensino Médio; e Especial- os intérpretes de Escolas e/ou Atendimento Especial.

A música gaúcha foi o estilo apresentado, entre elas a missioneira, galponeira, vaneirão, serrana, nativista, todas referentes às tradições gauchescas, em ritmos variados, como o chamamé, xote, vaneira, vaneirão, valsa, milonga e bugio.

Conforme explicou o secretário Municipal de Educação, Valdemar Bonatto, a avaliação foi realizada baseada nos critérios de fidelidade do texto, ritmo, interpretação, afinação e dicção.

Os vencedores receberam a seguinte premiação: do 1º ao 3º lugar de cada categoria, R$ 200,00 - 1º lugar, R$ 100,00 -  2º lugar, e R$ 50,00 -  3º lugar, além de certificado de participação para todos os interpretes e troféu para a música mais popular de cada categoria (escolhida pela plateia através do voto).

Confira o resultado:

Categoria Educação Infantil

1º Lugar: Ana Vitória Erthal Bohn, Kymberly Eduarda Rader e Valentina Pederiva Jardim e – EMEF Ildo Meneghetti

2º Lugar: Guilherme Matheus Eichatt Renz – EMEF Wally Elisa Hartmann

3º Lugar: Sthefany Antunes de Moura e Brenda Schutze - EMEF Coroinha Daronchi

Música mais popular: Pezinho. Calouro Luisa Carolina Pilger e Joana Pelet Muller - EMEF Coroinha Daronchi

Categoria Anos Iniciais

1º Lugar: João Victor de Mello – EMEF Ildo Meneghetti

2º Lugar: Alice de Oliveira Vargas Daubermann – Colégio Ipiranga

3º Lugar: Geovana Heloísa Becker – Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo

Música mais popular: Pilares. Calouro: Lavínia Isabel de Souza Bueno – EMEF 25 de Julho.

Categoria Anos Finais

1º Lugar: Gustavo Adolfo Schtrohhaecker – EMEF Coroinha Daronchi

2º Lugar: Samuel Augusto Simm Gonçalves – EMEF João Padilha do Nascimento

3º Lugar: Ana Júlia Françóis e Laisa Bohn

Música mais popular: Tordilho Negro. Calouro Clóvis Krein Bonetta – EMEF Bispo Pedro Fernandes Sardinha

Categoria Ensino Médio

1º Lugar: Rafael Scapini Ribeiro – Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo.

2º Lugar: Wellison  Sauder de Abreu e Wesley Sauder de Abreu – EEEB Padre Gonzales

3º Lugar: Arthur Henrique Schramaier - Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo.

Música mais popular: Batendo Água. Calouro Felipe de Abreu – EEEM Águia de Haia.