Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada

24/09/2019 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram no dia 19 de novembro, a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Três Passos.

O evento foi realizado no Centro de Convivência Irmã Dulce, durante o dia todo e contou com a participação de 120 pessoas, entre servidores municipais, representantes de entidades, usuários do serviço e comunidade em geral.

A abertura da Conferência contou com a presença do prefeito Municipal José Carlos Amaral, falou da sua preocupação com a desativação dos conselhos, embora a Constituição preveja que o controle social deve ser feito por esses órgãos. “O controle social é extremamente importante, pois é o instrumento que baliza as políticas públicas”, salientou o prefeito, enfatizando que “a preocupação não seja apenas com os que foram fechados, mas com o enfraquecimento desses que se mantiveram”, ponderou ele, justificando o quanto são importantes a realização das conferências.

Na ocasião, a secretária de Assistência Social, primeira dama Fabiane Amaral, agradeceu a presença de todos e o trabalho e empenho da equipe em estar organizando o evento. Também, participaram da mesa oficial o vice-prefeito Jorge Leandro Dickel, a vereadora Marli Franke, representando o Legislativo, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Keity Marrone Sippert.

O tema central “Assistência social Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social” e referencial dos eixos temáticos, foi ministrado pela assistente social da ASCAR, de Porto Alegre e conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social (CeasRS), Isolete Magali Georg Bacca.

A palestrante enfatizou que esta Conferência oportunizará um debate abrangente, capaz de acolher todas as questões que afetam  o  SUAS – Sistema Único de Assistência Social  e  sua  capacidade  de  garantir  proteção  como responsabilidade pública, sendo um dos instrumentos mais importantes da política e do sistema descentralizado e participativo da Assistência Social, que busca a materialização do Controle Social, através da negociação e o consenso de todos os atores envolvidos no interior deste sistema. Realizou ainda uma reflexão sobre os Eixos Temáticos, que foram discutidos durante a tarde nos grupos de estudo.

Durante a conferência, aconteceram apresentações do Coral de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e da Oficina do SCFV, em parceria com a APAE, coordenadas pelo oficineiro Diogo Arce.

Um dos momentos mais esperados do evento, foi a Plenária Geral para análise das deliberações nos grupos, divididos por eixos temáticos, além da discussão e aprovação das novas propostas aos Entes Federados.

A Conferência elegeu os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, são eles: Representantes Governamentais: Titular Assistente Social Cassiane de Campos Franck; Suplente Psicóloga Rossana da Cunha Arbo. Representantes da Sociedade Civil: Titular Assistente Social Keity Marrone Sippert, Suplente Extensionista da Emater Laurice Gelatti Diniz.