Três Passos vai sediar o 1º Adentro - Mostra Interiorana do Audiovisual Gaúcho

11/09/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- Exibição gratuita de curtas e longas gaúchos acontece em sete cidades de setembro a novembro-

O 1º Adentro - Mostra Interiorana do Audiovisual Gaúcho, acontece de 16 a 20 de setembro, no Cine Globo, em Três Passos. Outras seis cidades, também terão o prazer de sediar o evento: Lajeado, Caxias do Sul, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pelotas e Santa Rosa.

Com entrada franca, a seleção reúne sete longas e sete curtas da safra recente de produções gaúchas. O financiamento é do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS).

O cineasta Henrique Lahude assina a curadoria e direção geral. "A mostra foi criada com a intenção de fazer o interior se identificar nas telas", resume Lahude. "Nos últimos anos a produção de filmes se voltou muito para o interior, não só com as temáticas, mas também com seus profissionais", explica.

A mostra também busca valorizar espaços fora do circuito comercial de shopping centers, como cinemas de calçada e espaços culturais, onde se enquadram, por exemplo, o Cine Globo de Três Passos e o Centro Cultural Ordovás de Caxias do Sul, respectivamente.

Entre os 14 títulos selecionados, a maioria dirigidos por mulheres, estão reunidas produções aclamadas por público e crítica. Outro critério para a seleção foi a diversidade temática, que reúne ficção, documentários e animações.

*PRODUÇÕES PREMIADAS

"Mulher do Pai", vencedora de três prêmios no Festival do Rio, pega emprestado as paisagens da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, próxima a Dom Pedrito, para contar o drama intimista de uma jovem e seu pai.

Outra produção que também utilizou a mesma região foi o suspense "Rifle", premiado no Festival de Brasília. O Morro do Céu, localizado em Cotiporã, na serra gaúcha, dá nome ao documentário que acompanha o dia a dia da juventude rural. Outro documentário rodado na serra é "Pra Ficar na História", que mostra o empenho de um colecionador para preservar memória da imigração italiana em Garibaldi. Entre os destaques dos curtas está o desenho animado pelotense "Só Sei Que Foi Assim" e o documentário "Um Corpo Feminino", ambos premiados no Festival de Gramado e realizados por jovens diretoras. Um curta-metragem será exibido antes de cada longa.

Programação do Cine Globo em Três Passos:

16 a 20 de setembro - Cine Globo - Av. Júlio de Castilhos, 490 - Centro

16/09 (seg.) - 15h - Sesmaria + Pra ficar na História - sessão para terceira idade;

17/09 (ter.) - 8h30min - Que Som Tem a Distância? + O Último Poema -  sessão escolar; 21h - Da Terra Vem + Rifle;

18/09 (qua.) - 18h30min - Um Corpo Feminino + Música Para Quando As Luzes se Apagam;

19/09 (qui.) - 8h30min - Contra Feitiço + Morro do Céu - sessão escolar;

20/09 (sex) - 21h - Só Sei Que Foi Assim + Eles Vieram e Roubaram sua Alma;

21/09 (sáb.) - 18h30min - Princesa Morta do Jacuí + Mulher do Pai - sessão comentada.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024