Município intensifica a vacinação contra o Sarampo

03/09/2019 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos se engaja na estratégia de intensificação da vacinação contra o sarampo. Para isso, estipula em cada uma das unidades horários específicos para que as pessoas possam receber a vacina.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. A vacinação está disponível nas unidades de saúde com a vacina tríplice viral de acordo com o esquema vacinal:

• Intensificação: 6 meses até 11 meses e 29 dias
  • Primeira dose:  Aos 12 meses de idade (1 ano)
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida
  • De 1 a 29 anos – Precisa ter comprovação de duas doses;
  • De 30 a 49 anos – É necessária a comprovação de apenas uma dose.

Conforme destaca a enfermeira Rejane Ceolin, em virtude do surto de sarampo em alguns estados do país e com o intuito de reduzir a incidência e gravidade da doença nos menores de um ano de idade, neste momento, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação das crianças de seis a 11 meses de idade contra o sarampo, com uma dose da vacina tríplice viral. “Neste sentido, estamos engajados na intensificação da vacina, para isso criamos um cronograma para cada ESF”, explicou.

A enfermeira ressalta que com o intuito de evitar o desperdício, cada ESF aplica a vacina tríplice viral em 1 dia da semana, uma vez que, os frascos da vacina contem 10 doses com duração de apenas 8 horas.

Confira o cronograma dos postos, sendo importante observar o horário de aplicação da vacina de cada unidade:

• ESF Érico Veríssimo: Segundas-feiras
  • ESF Bela Vista: Segundas-feiras