Polícia Civil em parceria com o PSE desenvolve ‘Papo de Responsa’ nas escolas

07/08/2019 | Por: Elenara de Oliveira

Pelo segundo ano consecutivo a Polícia Civil em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, desenvolve nas escolas o ‘Papo Responsa’.

As atividades iniciaram no dia 1º de agosto, na Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales. Já no dia 02, foi a vez da Escola José de Anchieta, receber o programa; no dia 05, a Escola Gonçalves Dias e neste dia 06 a Escola Águia de Haia.

Durante todo o mês de agosto, um cronograma será executado para levar o Papo Responsa aos educandários, tanto municipais, quanto estaduais. o objetivo é aproximar a Polícia Civil da comunidade e promover um papo, um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas, violência, resolução de conflitos, cultura da paz, bullying e o papel do policial na sociedade. A iniciativa aborda diversos assuntos, como drogas, cultura de paz, cidadania e bullyng.

Os temas, desta primeira palestra foram ministrados pelas policiais civis, Cristiane de Moura e Silva, delegada regional, e pela comissária, Luciana Rolim.

Segundo a delegada Cristiane, a experiência é muito gratificante, pois os alunos têm participado ativamente do papo com questionamentos e contando fatos vivenciados e relacionados aos temas abordados. “É uma troca de vivências e conhecimentos. Um momento em que ensinamos, aprendemos e buscamos dar orientações para que os jovens saibam fazer suas escolhas de uma forma consciente”, enfatizou ela.

Para a coordenadora do PSE, dentista Janaina Sary, esse tipo de atividade intersetorial além de formar uma rede de ações interdisciplinares, fortalece os princípios do Programa Saúde na Escola por meio do envolvimento de outros setores sociais e promove uma reflexão em cada estudante sobre cidadania, futuro e escolhas saudáveis.

Este ano, os alunos irão participar de um Concurso de Redação com o tema “Como promover a cultura de paz na escola”. Os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, receberão premiação.

As escolas e entidades que tiverem interesse em receber o Papo de Responsa poderão fazer contato com a Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, tel. 55-3522-1411.