Centro de Três Passos é o pior bairro em coleta seletiva

11/07/2019 | Por: Elenara de Oliveira

Em reunião realizada pelo Comitê de Combate à Dengue, a coleta seletiva de resíduos na cidade foi um dos principais assuntos debatidos.

Na oportunidade, esteve participando da reunião, a convite do Comitê, o proprietário da empresa responsável pela coleta seletiva, Ari Afonso Petry, para falar sobre o recolhimento.

Segundo Petry, dados comprovam que o Centro é o pior local em coleta seletiva, ou seja, o lixo não é separado adequadamente e o mesmo não é colocado para coleta conforme o cronograma.

A Prefeitura Municipal de Três Passos com o objetivo de melhorar os índices de separação do lixo, e também, conscientizar a população da importância dessa ação, lançou em maio de 2018 a Campanha "Coleta Seletiva: Nós Praticamos!".

Neste sentido, promoveu inúmeras ações e atividades, inclusive com o auxílio dos agentes de saúde, para atentar a comunidade da necessidade de separar corretamente todos os resíduos produzidos nas residências e comércio local.

Esses lixos acumulados em casa, também servem como criadouros de mosquitos, que se proliferam e se manifestam em forma de doença na população, como a dengue.

O pedido do Comitê, assim como da Administração Municipal, é de que a população siga o cronograma de coleta seletiva, colocando para recolhimento seus resíduos no dia especifico para cada tipo de lixo.

Atualmente, Três Passos possui mais de 100 casos notificados de dengue, sendo 54 confirmados pela Laboratório Central do Estado (LACEN) e 49 pacientes aguardam resultado.