Executivo e Legislativo planejam a organização do Setembro Amarelo

02/07/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- Iniciativa quer conscientizar e promover ações que enfatizem a prevenção do suicídio -

Em Setembro, o amarelo é utilizado para colorir o movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste sentido, unidos, os Poderes Executivo e Legislativo de Três Passos dão início à organização do Setembro Amarelo com o planejamento de inúmeras ações que enfatizam a prevenção do suicídio.

A reunião para tratar do assunto aconteceu na segunda-feira, dia 01 de julho, na Prefeitura, entre o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, o vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, a secretária de Saúde, Maria Adelaide Hertz, e o presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Araújo.

A iniciativa quer divulgar a causa intensamente durante o mês de setembro, já que no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Entre as ações estão panfletagem, divulgação nas diferentes mídias, participação no Desfile da Independência e a criação da Lei que institui o Setembro Amarelo no município.

Os organizadores destacaram que abordar a questão do suicídio é de grande relevância, principalmente pelos índices apresentados em Três Passos. “Campanhas como esta são excelentes oportunidades para iniciar ou intensificar os esforços dos órgãos em promover a conscientização de toda a comunidade a respeito da seriedade do assunto e colaborar para prevenir o ato”, avaliaram.

Outras entidades e instituições estarão sendo convidadas para serem parceiras nas atividades do Setembro Amarelo.