Parque da FEICAP terá Mostra do Museu da Colonização

15/04/2019 | Por: Elenara de Oliveira

Em reunião, nesta segunda-feira, dia 15 de abril, com a Comissão de Desinstalação do Museu Municipal da Colonização, o prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, anunciou que o Parque da FEICAP vai abrigar a Mostra do Museu Municipal da Colonização.

A Mostra vai funcionar no antigo pavilhão da AMEI, o qual a associação fez a reversão para o Município, em virtude de que cada grupo da terceira idade já tem sua sede.

Após a realização da feira, a estrutura será redimensionada para receber o museu. O local possui, além de ótima infraestrutura como banheiros, o PPCI dos Bombeiros, parte elétrica, fácil acesso e todas as condições necessárias de segurança para receber o acervo e os visitantes.

Durante a reunião, o prefeito explicou que serão separadas as peças com real valor histórico que retratem o período da colonização de Três Passos. Ele ressaltou que o Museu acabou recebendo peças, que embora importantes, não reportam o movimento de colonização.

Sobre a estrutura, ele destacou que “esta será uma ótima alternativa até o encaminhamento do pedido de recursos para construção do novo museu”, ponderou o prefeito.

No início de 2018, após vistoria e avaliação técnica do setor de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Viação da Prefeitura, para verificar as condições do Museu, constatou-se que o prédio não apresentava condições para oferecer segurança aos funcionários, visitantes e ao acervo. Após isso, deu-se início ao processo de desinstalação do Museu, onde suas peças foram catalogadas e guardadas em outubro de 2018, e sua demolição aconteceu em março deste ano.

A Mostra do Museu da Colonização deve começar a ser organizada, após a realização da FEICAP 2019.