Assinado termo para repasse de R$800 mil ao Hospital de Caridade e confirmado mais R$350 mil em emendas

29/03/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- Prefeito também anunciou que equipamentos da UPA serão repassados em sessão de uso ao hospital, os quais somam aproximadamente o valor de R$500 mil-

A Administração Municipal de Três Passos e Hospital de Caridade assinaram, na manhã desta sexta-feira, dia 29 de março, Termo para repasse de recursos no valor de R$ 800 mil recebidos pelo Fundo Municipal de Saúde, correspondente à emenda de relatoria para custeio da entidade.

O ato foi formalizado entre o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, e o presidente do HCTP, Dr. Lauro Borth e acompanhado pelo vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, com convite estendido à imprensa como forma de retorno à entrevista coletiva promovida em janeiro, onde foram anunciadas medidas de enfrentamento à crise na Saúde, tanto na Atenção Básica quanto à medidas de auxílio ao Hospital.

O prefeito destacou que este ato é muito importante para o Poder Público Municipal e para o Hospital de Caridade, uma vez que vem auxiliar no custeio das despesas da entidade. “Um dia bastante feliz e importante, quando concretizamos este repasse anunciado em entrevista coletiva no mês de janeiro”, ponderou.

Na ocasião, o presidente do HCTP enfatizou que o valor do repasse já está com o cronograma organizado para ser utilizado, como por exemplo, o pagamento de dívidas. “Estamos tentando colocar em dia o que se deixou de cumprir há muito tempo”, pontuou Borth.

O plano de trabalho do hospital foi aprovado e o último trâmite era a assinatura do termo para ser repassado o valor.

*Confirmação de mais R$350 mil em emendas parlamentares

Na ocasião da assinatura, o prefeito José Carlos também confirmou outras três emendas parlamentares que estarão beneficiando o HCTP:  emenda de R$ 100 mil do deputado Pompeo de Mattos; outra de R$ 100 mil do deputado Bohn Gass; e uma emenda de R$ 150 mil da deputada Maria do Rosário.

O vice-prefeito salientou que a Administração Municipal vislumbra buscar em Brasília outras emendas importantes para beneficiar à saúde, como estas que virão ao hospital.

*Equipamentos da UPA vão beneficiar o Hospital

O prefeito ainda relatou sobre o andamento dos trâmites para a utilização da estrutura do prédio da UPA, que com a nova proposta encaminhada ao Ministério da Saúde passa a ser o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUS).

Ele explicou que a Administração Municipal conseguiu a aprovação da Sessão de Uso para repassar alguns equipamentos ao Hospital de Caridade, como 01 Raio X Digital, 01 Cardioversor/Marcapasso, 01 Desfibrilador Externo – DEA, 02 Ventiladores Pulmonares, 02 Monitores Multiparametricos e 01 Monitor com Capnografia.

O aparelho de Raio-X digital é de alta tecnologia, equipamento que ainda o hospital não dispõe. “Este aparelho possibilita que, assim que a pessoa faça o exame Raio-X, o profissional médico receba de forma digital a imagem do exame em seu celular, por exemplo”, explicou o prefeito.

Estima-se que todos os equipamentos que serão repassados ao HCTP custam mais de R$ 500 mil.