Palestra “O Desafio da mudança” marcou o Pré-Congresso Internacional de Saúde em Três Passos

19/03/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- Evento reuniu cerca de 500 pessoas no Auditório da Unijuí-

O município de Três Passos sediou, na tarde da última segunda-feira, 18 de março, o Pré-Congresso Internacional em Saúde, promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Unijuí em parceria com a Prefeitura de Três Passos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e teve o apoio do Hospital de Caridade e Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).

Iniciativa esta, que serviu como preparação ao 6º Congresso Internacional em Saúde. Com a presença de cerca de 500 pessoas, entre profissionais da área da saúde e comunidade em geral, o Auditório do Campus esteve lotado. Na abertura, a APAE de Três Passos brindou os participantes com duas apresentações artísticas.

Nos pronunciamentos que antecederam a palestra, a pró-reitora do Campus Ijuí, professora Fátima Marlise Marroni Rosa Lopes, agradeceu a presença do público e desejou um bom evento aos participantes. Na sequência, a coordenadora do Congresso e uma das organizadoras do evento, professora Eliane Winkelman, fez o lançamento do 6º Congresso Internacional em Saúde. “É um momento importante para a atualização e compartilhamento de conhecimentos que antecedem a discussão temática do Congresso Internacional”, frisou.

Para encerrar os trabalhos de abertura, o prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, observou a importância de a cidade sediar o evento. “O município se sente honrado em ser parceiro de um evento tão importante para a área da saúde e que traz como palestrante o Dr. Fábio, médico que faz um trabalho excepcional frente ao CACON”, pontuou.

Na programação, foi desenvolvida a palestra “O Desafio da mudança”, realizada pelo Dr. Fábio Franke, médico da nossa região, coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital de Caridade de Ijuí de renome internacional e que tem contribuído com a ciência ao longo dos anos.

Na palestra, o médico discorreu sobre o “mundo líquido”, a partir dos conceitos de Zygmunt Bauman, abordando mudanças no mundo e a repercussão sobre a saúde humana. “Como estamos situados no mundo de hoje? E de que maneira podemos prover nossa saúde, evolução e desenvolvimento?”, essas foram algumas das provocações da palestra. Dentre as mudanças, Fabio Franke citou as transformações tecnológicas e os impactos decorrentes destas mudanças. “Até um tempo atrás, na época dos nossos avós, tínhamos certezas absolutas, o mundo mudava mais lentamente. Hoje as mudanças são muito constantes, isso inclui nossos relacionamentos, nossos hábitos de vida. Percebo que as pessoas têm dificuldade em se adaptar a essas mudanças”, complementou.

Sobre o Congresso 6º Congresso Internacional em Saúde

O 6º Congresso Internacional em Saúde é uma evento promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUI e pelos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Atenção Integral à Saúde (UNICRUZ/ UNIJUI), Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUI) e Mestrado em Direito (UNIJUI).

Vai ocorrer de 14 a 17 de maio de 2019, no Campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), em Ijuí.

Este evento é de fluxo contínuo, sendo que sua primeira edição ocorreu em 2011. Desde então o evento passou a acontecer a cada dois anos, sendo sua segunda, terceira e quarta edição respectivamente nos anos de 2013, 2015 e 2017.

Em julho de 2018, ocorreu a 5º Edição do Evento na Universidade do Minho em Portugal. Em 2019, o evento volta a ser realizado no Brasil e terá como tema: Vigilância em Saúde: Ações de Promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Mais detalhes e inscrições no site do evento, no Portal da Unijuí.

Informações e fotos: Jornalista Fernando Goettems