Prefeitura de Três Passos reivindica recebimento de recursos à Atenção Básica e Hospital de Caridade junto ao vice-governador do RS

06/03/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- Em agenda na Capital, a secretária Municipal de Saúde manteve audiências na intenção de reaver valores que estão com pagamento atrasado por parte do Governo Estadual à Prefeitura e ao Hospital de Caridade que, juntos, somam cerca de R$5 milhões -

Reivindicar os recursos que a Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Três Passos e o Hospital de Caridade têm para receber do Governo do Estado, foi uma das pautas da secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz, nesta quarta-feira, dia 06 de março, em Porto Alegre.

O valores atrasados da Atenção Básica Municipal perpassam o valor de R$ 2.455.382,61 milhões, desde o ano de 2014, referentes a programas que estão sendo custeados com dinheiro próprio da municipalidade.

Já o valor que o Hospital de Caridade tem a receber do Governo Estadual soma o montante de R$ 2.340.880,40, referente desde o mês de setembro de 2018 até fevereiro de 2019.

Na Capital, a secretária entregou ofícios reivindicando apoio para o recebimento dos valores em atraso do Município e do Hospital de Caridade, estando em audiências nos seguintes órgão: na Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), onde esteve reunida com o coordenador geral, Darci José Lauermann, e o assessor técnico da área da saúde, Paulo Azeredo; no Fundo Estadual de Saúde (FEAS), no Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), e na Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Ainda, a secretária esteve reunida com o deputado estadual, Aloisio Classmann, na Assembleia Legislativa. Após, manteve audiência com o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini, acompanhada do deputado federal Ronaldo Santini, e do assessor do deputado Classmann, Jonathan Hoffstetter.

O vice-governador ressaltou que estará fazendo os encaminhamentos necessários junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES) para que a demanda do Município de Três Passos, já reivindicada na semana passada pelo prefeito José Carlos Amaral, seja atendida. “Faremos todo o empenho também, junto à Secretaria Estadual da Fazenda para que esta postulação seja atendida”, ponderou.

Confiantes no resultado das agendas na Capital, a secretária e o prefeito, José Carlos Amaral, esperam que o Governo do Estado pague ao Hospital de Caridade e à Atenção Básica o valores em atraso que, somados, perfazem cerca de R$5 milhões.

“A dívida milionária acumulada do Estado do RS com as prefeituras na área da saúde e com os hospitais provoca um verdadeiro colapso, limitando o oferecimento de serviços à população”, lamentou o prefeito.