Verão requer cuidados redobrados para evitar proliferação do Aedes Aegypti

13/02/2019 | Por: Elenara de Oliveira

A estação mais quente do ano também é marcada pelas precipitações moderadas de chuvas o que, consequentemente, torna o clima favorável à proliferação do Aedes aegypti. Trata-se do mosquito transmissor da dengue, zika e ckikungunya. Por isso, é preciso que os cuidados sejam redobrados.

Rosicler Seghetto, coordenadora do Programa Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes Comunitários de Endemias (ACE), da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, ressalta que a combinação chuva e sol, associada ao descarte irregular de materiais acumuladores de água potencializam a proliferação do mosquito. Diante disso, observa ela, é preciso que a população esteja atenta e faça a sua parte não deixando objetos que podem acumular água jogados nos quintais e faça vistoria periódica nas calhas, ralos, caixas d’água e piscinas. A coordenadora reforça que focos do Aedes também são encontrados dentro das residências, como, por exemplo, pratos de vasos de plantas, floreiras, potes de água de animais domésticos e bacia de retenção da geladeira.

Cemitérios, segundo Rosicler, exigem atenção redobrada no combate ao Aedes. Dependendo como o vaso de flor é colocado no túmulo, ele pode acumular água e facilitar a reprodução do mosquito. É preciso, pois, trocar a água dos recipientes por terra ou areia. Floreiras de concreto devem ser furadas para permitir o escoamento da água. O mau estado de conservação dos túmulos também é responsável pelos criadouros nos cemitérios.

A Secretaria Municipal de Saúde durante o ano todo realiza ações de prevenção da dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes. No verão, as atividades de educação em saúde se intensificam. Agentes de endemias e de saúde estão visitando as residências, onde fazem vistorias de pátios e destacam que com medidas simples e alguns cuidados básicos, as pessoas podem contribuir para inibir o surgimento das larvas, evitando a proliferação do mosquito.  Esses profissionais entendem que a principal arma é a conscientização da população no combate ao inseto transmissor de doenças.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

- Tampar caixas d’água, tonéis e latões;

- Manter garrafas vazias viradas para baixo;

- Guardar pneus sob abrigos para não acumular água;

- Colocar areia em pratos de vasos de plantas;

- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Evite água da chuva acumulada sobre a laje;

- Manter lixeiras fechadas;

- Tratar a água das piscinas o ano inteiro;

- Limpe os potes de água dos animais.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA DENGUE

- Febre alta (maior que 38.5 graus) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;

- Dores musculares intensas;

- Dor ao movimentar os olhos;

- Mal-estar;

- Falta de apetite;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas no corpo.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do SUS.

FONTE: Jornal Atos e Fatos