Parklets foram instalados em Três Passos

06/02/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- Entre os objetivos da iniciativa, está a promoção do convívio social e aproveitamento dos espaços públicos -

Em mais uma iniciativa da Administração Municipal, inserida no Programa Três Passos de Cara Nova, foram instalados parklets em locais públicos estratégicos da cidade.

A ação vai proporcionar melhor mobilidade, acessibilidade, convivência das pessoas e aproveitamento destes espaços pela população em geral, garantindo um local mais aconchegante, moderno e seguro.

A arquiteta da Prefeitura Municipal, Camila Buchner, responsável pelo projeto, explica que os parklets são uma intervenção urbana que visam humanizar a cidade e incentivar o convívio social. Surgem como forma de extensão do passeio público e podem ser equipados com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda sois, paraciclos, entre outros.

“Esses espaços foram inicialmente criados para serem instalados em vias públicas, ocupando vagas de automóveis. No entanto, a proposta de Três Passos é diferenciada, pois as leis municipais não permitem essa ocupação e aguardamos uma normativa que está em andamento para sua devida utilização”, enfatizou a arquiteta.

Ela explica que as propostas ofertadas pela prefeitura são de estruturas simples, temporárias e foram instaladas sobre passeios e praças públicas podendo ser modificadas ou não. Além disso, reforça ela, “os parklets são uma forma de divulgar a ideia à iniciativa privada, a qual poderá solicitar autorização - após aprovação da normativa - para instalação desses espaços destinados a utilização pública”.

O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, reforçou que os parklets são um novo conceito para a cidade, contribuem para interação da comunidade e para o embelezamento dos espaços públicos. “Na reestruturação do Plano Diretor que já está em andamento desde o ano passado, trabalhamos muito um novo conceito de cidade e esta iniciativa da instalação de parklets vem de encontro a esta proposta”, ponderou.

O investimento total nos parklets, colocados na Praça Reneu Geraldino Mertz, na Praça da Bandeira e no Parque do Lago Frei Ivo, foi de R$18 mil, oriundo de dotação orçamentária exclusiva da Secretaria Municipal de Obras e Viação. As flores utilizadas foram produzidas e cultivadas no Viveiro Municipal e o plantio executado pela equipe de paisagismo da prefeitura.

Três Passos inova com a iniciativa, sendo o primeiro município da região a disponibilizar à comunidade parklets. Na capital, Porto Alegre, há muitos instalados, assim como foram implementados em Farroupilha, Pelotas e a cidade mais próxima, Santo Ângelo.