Três Passos manteve crescimento na suinocultura

05/02/2019 | Por: Elenara de Oliveira

- O Município aumentou o abate em 6.540 suínos, representando um crescimento na atividade de 3,75%, o que totalizando 180.748 animais abatidos em 2018 -

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Três Passos aparece em 4º lugar no ranking de abates de suínos no Rio Grande do Sul com 180.748 animais abatidos. A lista, referente ao ano de 2018, foi divulgada pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) neste dia 1º de fevereiro.

As informações para composição do ranking são fornecidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Seção de Epidemiologia e Estatística (SEE) por meio das Guias de Trânsito Animal (GTA).

Três Passos aumentou o abate em 6.540 suínos, dessa forma, mantivemos a 4ª posição no ranking estadual. Esta colocação representa o crescimento de 3,75% da atividade dentro do município, que é fomentada pela Administração Municipal por meio de programa específico de apoio à suinocultura.

Os incentivos estão dispostos na Lei Municipal nº 4696/09 que possibilitou beneficiar até o momento 22 suinocultores com gratuidade nos serviços de máquinas para terraplanagem, abertura de esterqueira, colocação de silo para ração e melhorias no acesso e pátio com patrolamento e cascalhamento.  Neste período, dentro do programa de incentivo, o repasse totalizou R$ 143.600,00.

Para o secretário Municipal de Agricultura, Evandro Colombo, a expectativa é trabalhar de forma ainda mais efetiva para que no próximo ano, o Município possa anunciar uma posição ainda melhor da suinocultura local no ranking estadual. “O Município possui um grande potencial na atividade, o que possibilitará no futuro subir ainda mais na colocação estadual”, ponderou.

Segundo o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, este crescimento demonstra o empenho e o apoio da Administração Municipal aos empreendedores locais que apostam na suinocultura. Ele frisou ainda, que também é um fator decisivo deste crescimento, a parceria com a integradora local, Conselho Municipal Agropecuário e Assuipassos (Associação de Suinocultores de Três Passos).

Os dez maiores

Conforme a lista da ACSURS, estão entre os dez primeiros colocados do ranking os municípios de Rodeio Bonito (1º lugar – com 266.311); Palmitinho (2º lugar – 209.633); Nova Candelária (3º lugar – com 192.499 suínos abatidos); Três Passos (4º lugar – 180.748 suínos abatidos); Boa Vista do Buricá (5º lugar – 175.737 suínos abatidos); Santo Cristo (6º lugar – 156.166 suínos abatidos); Aratiba (7º lugar – 145.286 suínos abatidos); Rondinha (8º lugar – 143.522 suínos abatidos); Casca (9º lugar – 140.986 suínos abatidos); e Capitão (10º lugar – 127.105 suínos abatidos).

Soma geral

Na soma geral, a ACSURS informou que foram abatidos 9.246.224 suínos no RS em 2018. Em 2017, esse número foi de 8.949.366, ou seja, um aumento de 3,1% de um ano para o outro.

O ranking está disponível para download no site da ACSURS – www.acsurs.com.br – guia SUINOCULTURA – Produção e Abate.