Em clima de volta às aulas

05/02/2019 | Por: Elenara de Oliveira

O ano letivo na rede municipal de ensino de Três Passos está prestes a começar. Nas escolas de educação infantil as aulas iniciam no dia 07 de fevereiro e nas de ensino fundamental no dia 11.

Para os servidores de todos os educandários as atividades tiveram início no dia 1º de fevereiro. No calendário organizado pela Secretaria de Municipal de Educação e Cultura (SMEC), já ocorreu à reunião com os pais de crianças da educação infantil nos dias 28 e 29 de janeiro. Na oportunidade aconteceu as confirmações das matrículas e foram repassadas todas a informações acerca das atividades nas creches.

Confira outros destaques relacionados a área educacional do Município:

ABERTURA DO ANO LETIVO – o evento oficial acontece neste dia 06 de fevereiro, às 8horas, na sede do Lions Clube. Deverão participar todos os integrantes do quadro de servidores da educação municipal.

INÍCIO DO ANO LETIVO – Nas escolas de educação infantil (creches) as aulas começam no dia 07 de fevereiro e nas de ensino fundamental no dia 11 de fevereiro.

TOTAL DE ALUNOS – Neste ano a Secretaria Municipal de Educação efetivou matrículas de 2.671 alunos, sendo 948 nas oito escolas de ensino infantil e 1.723 nas nove escolas de ensino fundamental. Este é o maior número de estudantes matriculados nos últimos anos na rede municipal.

LISTA ZERADA – Ao final de 2018 a lista de espera para as creches contava com a inscrição de 124 crianças. Para este ano todas elas terão sua vaga garantida. A ampliação da EMEI Lápis de Cor possibilitou a criação de novas vagas, além da abertura de matrículas no Complexo Municipal de Ensino Integral Professor José Luis Rohden.

ESCOLA NOVA – O Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rohden (antiga Escola São José) está em fase de conclusão. A obra representa um investimento de aproximadamente 4 milhões de reais, recurso oriundos do Ministério da Educação com contrapartida do Município. O complexo terá capacidade de acolher até 600 alunos e a meta é iniciar as atividades até o final do primeiro semestre.

AULAS NA NOVA ESCOLA – O Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rohden iniciará as suas atividades com ao menos 141 alunos. Até a conclusão da obra, os 75 alunos do pré ao 5º ano seguirão utilizando o espaço alugado da Escola São José e as 66 crianças do berçário e do maternal terão suas atividades em salas de aula cedidas pela Escola Estadual Águia de Haia.

QUADRO DE SERVIDORES - No último dia 30 de janeiro, a SMEC nomeou 20 novos professores para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Com este incremento, o quadro do magistério municipal atingiu o número de 225 profissionais. A eles se somam ainda 25 merendeiras, 50 serventes emergenciais, quatro secretários de escolas e 10 motoristas.

PRÓXIMOS INVESTIMENTOS – nos últimos anos todas as escolas têm recebido melhorias em suas estruturas por parte da Administração Municipal. O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, afirma que este trabalho terá continuidade em 2019. Nesse sentido, a  SMEC está encaminhando para licitação a ampliação da EMEF Ildo Meneghetti, que será contemplada com duas novas salas de aula, um miniauditório, além da substituição do piso.