Gestômetro foi apresentado ao Tribunal de Contas

07/12/2018 | Por: Elenara de Oliveira

No dia 30 de novembro, no Gabinete da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Planejamento fez a apresentação aos auditores do Tribunal de Contas do RS do sistema Gestômetro. A apresentação foi realizada pelo prefeito Municipal José Carlos Amaral e pelos secretários Municipais de Planejamento, Carlos Bourscheid, e de Finanças, Lucas Neckel, e pela procuradora-geral, Geciana Seffrin.

O prefeito ressaltou que o Gestômetro passa a ser mais uma ação administrativa que busca implementar as políticas públicas com mais eficiência e resultados efetivos para a comunidade. Os secretários destacaram aos auditores que a criação do Gestômetro surgiu da necessidade em atender a um apontamento do próprio Tribunal de Contas no que diz respeito ao monitoramento do Plano Plurianual (PPA) de 2014/ 2017.

Buscando atender as sugestões do TCE, a Secretaria Municipal de Planejamento desenvolveu uma ferramenta capaz de acompanhar todo o processo de implantação e execução dos Programas do Plano Plurianual a partir de 2018, permitindo avaliar os resultados através dos indicadores e metas estabelecidos pelas áreas.

Inclusive, a iniciativa inovadora e inédita, foi responsável pelo Município de Três Passos ter recebido o Troféu Gestor Público 2018. Um reconhecimento aos gestores públicos que tem se superado no trabalho com suas equipes e na conduta austera e criativa, atingindo resultados positivos para as comunidades e incentivando a melhoria da gestão pública.

Os auditores reconheceram a importância do sistema no monitoramento dos programas da atual gestão, bem como, contribuíram com mais sugestões visando avançar no aperfeiçoamento dos indicadores no sentido de qualificar os resultados dos serviços prestados junto à população. Sugeriram ainda que o Município apresente a ferramenta junto ao TCE Regional e Estadual, como uma boa prática a ser adotada pelos demais municípios