Três Passos vai receber o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC

13/11/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- A iniciativa é voltada à comunidade regional, sendo necessário agendamento para visitação do público estudantil -

Um evento de integração entre ciência, tecnologia e cultura, que visa conectar a teoria da sala de aula com a vivência prática de forma criativa, lúdica e interativa, através de experimentos científicos nas áreas de física, química, biologia e matemática e ações de cultura, informática e saúde.

Falamos do Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, que vai estar em Três Passos nos dias 27, 28 e 29 de novembro. O evento, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Faz parte do projeto Sesi com Ciência.

Um evento voltado ao público jovem estudantil e a comunidade regional, que estará localizado no Ginásio da Associação da Unidade JBS (Associa), onde apresenta a ciência sob um ponto de vista contemporâneo e experimental conduzindo o público a uma viagem imersiva.

O projeto iniciou no ano 2015, passando por 17 cidades do estado do Rio Grande do Sul até este momento, tendo registro de mais de 142 mil pessoas presentes e 770 mil atendimentos.

SOBRE O FUNCIONAMENTO E COMO PARTICIPAR

As Escolas deverão realizar agendamento por telefone diretamente ao SESI pelos fones: (55) 3375-5101 (Pryscilla) ou (55) 3513-5300 (Fábio). O horário destinado para a participação das escolas é das 08h 30min às 17h 30min, salvo os alunos de turmas noturnas, que poderão agendar para a noite a sua participação.

O público da rede escolar deve ficar na faixa etária a partir dos 6 anos. A participação do público no evento é totalmente gratuita.

A Comunidade em geral também pode e deve participar, e não necessita de agendamento, apenas ressaltamos que o melhor horário para a visitação por parte da comunidade é das 17h30min às 20h30min em qualquer uma das datas do evento.

No entanto, para visita aos experimentos da PUC, a escola terá direito a 1h de visitação neste espaço, após será convidada a participar das atividades complementares, o qual terá tempo livre de acordo com sua disponibilidade conforme alinhamento interno da escola para seu retorno.

Não é permitido consumir alimentos dentro dos espaços das atividades, será disponibilizado espaço específico para tal finalidade, haverá venda de lanches para os interessados.

ATIVIDADES OFERTADAS NO MUSEU ITINERANTE

• Em média 50 experimentos do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC/RS.

• Unidade Móvel Cinema 3D com filme sobre o corpo humano.

• Planetário.

• Giroscópio Humano.

• Biblioteca: contação de histórias, teatro de fantoches e brincadeiras com pintura e papel.

• Prática esportiva orientada: Circuito Funcional.

• Nutrição: dinâmica sobre alimentação saudável e reeducação alimentar.

• Saúde Bucal: oficina de escovação e orientações sobre a higiene bucal, distribuição de escovas dentais.

• Palestra e oficina com equipe de enfermagem: conscientização sobre a dengue.

• Palestra com fonoaudiólogo: conscientização sobre os malefícios do uso inadequado do fone de ouvido.

• Roda de Capoeira.

• Cabine fotográfica: registros fotográficos instantâneos gratuitamente.