Três Passos promoveu o 1º Seminário de Conselhos de Políticas Públicas

12/11/2018 | Por: Elenara de Oliveira

Aconteceu, no dia 09 de novembro, no Auditório do Centro de Convivência Irmã Dulce, o 1º Seminário de Conselhos de Políticas Públicas do Município de Três Passos. O evento foi uma promoção conjunta da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.

O Seminário surgiu a partir de uma deliberação advinda da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada em junho de 2017, e tinha como objetivo principal a troca de boas práticas entre os Conselhos de Políticas Públicas do Município.

A primeira palestra do evento, foi ministrada pela assistente social da Emater/RS-ASCAR, Isolete Magali Georg Bacca, com o tema “O papel dos conselheiros na articulação das Políticas Públicas”. Na sequência, a procuradora do Município de Três Passos, advogada Geciana Seffrin, proferiu a segunda palestra, que teve como tema “Aporte Legal: Compromisso e responsabilidade dos Conselheiros de Direitos”.

Tendo prosseguimento à tarde, o Seminário contou com a participação dos conselhos, que realizaram apresentações para compartilhar as suas boas práticas e trocar experiências.

Participaram representantes dos 10 Conselhos de Políticas Públicas constituídos no município:  Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Conselho Municipal da Mulher; COMUI - Conselho Municipal do Idoso; Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA),  Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal Agropecuário e Conselho Municipal de Saúde.

A iniciativa, pioneira no município, foi elogiada por todos os participantes que nos encaminhamentos finais solicitaram a realização de uma segunda edição do seminário no ano de 2019.