4º Festival de Cinema de Três Passos começa nesta terça-feira

05/11/2018 | Por: Elenara de Oliveira

Um dos mais antigos cinemas de rua gaúcho, o Cine Globo, volta a ser cenário para a exibição de curtas-metragens, quando Três Passos torna-se a capital do cinema do interior do Estado por ocasião da 4ª edição do Festival de Cinema, que começa amanhã, dia 06, e vai até o próximo dia 10 de novembro.

Com o slogan “UMA VIDA COM CINEMA”, o festival realimenta a relação entre o cinema e a vida, o cinema e o mundo, o cinema e Três Passos, a qualidade de vida e a sustentabilidade, o significado da presença resistente do Cine Globo e o movimento de ressignificação surgido a partir de 2013, quando da concepção do 1º Festival de Cinema.

A Capital da Região Celeiro nos próximos dias, vai respirar esta arte que encanta, fascina e desperta emoções. Estarão aqui cineastas, diretores, atores, estudantes de cinema e apreciadores dessa arte.

A programação, com entrada franca, terá além da Mostra Competitiva e Mostra Não Competitiva, bate-papos com cineastas e denota um dia especial ao público infantil e à terceira idade.

Nesta edição, o Festival de Cinema superou todas as expectativas: foram 707 filmes inscritos, tendo a curadoria a difícil tarefa de selecionar 62 obras para a mostra competitiva para disputar em 17 categorias.

As produções recebidas são de 135 cidades de 23 estados brasileiros, além de 11 países, como Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, Guatemala, Irã, Peru e Portugal.

Neste dia 06 de novembro, os realizados do evento - Prefeitura Municipal e Movimento Pró-arte - irão receber o homenageado desta edição, o cineasta gaúcho Carlos Gerbase. Formado em Jornalismo pela PUCRS (1980), ele tem doutorado em Comunicação Social, também pela PUCRS (2003), e pós-doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris V (2010).

Com uma vida dedicada, principalmente, ao cinema, Gerbase tornou-se um grande expoente na área e vai receber um grande reconhecimento neste primeiro dia de evento, quando inicia também a exibição da mostra não competitiva.

No telão do Cine Globo, a diversidade de vozes e olhares vais dialogar com seus sentimentos e emoções.... Não perca este momento, venha para o 4º Festival de Cinema de Três Passos.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024