31/10/2018 | Por: Elenara de Oliveira
- Iniciativa é um reconhecimento as cidades brasileiras que se destacaram no atendimento público odontológico e foi conferida em Brasília nesta terça-feira -
Três Passos recebeu neste dia 30 de outubro, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, conferido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conquistou a quinta colocação na categoria de cidade até 50 mil habitantes.
A premiação, realizada desde 2005, é um reconhecimento as cidades brasileiras que se destacaram no atendimento público odontológico e foi concedida em Brasília, no Hotel Kubitschek Plaza. Três Passos foi representado pela secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz, e pelo coordenador Municipal de Saúde Bucal, o dentista Ari Roberto Leal Braseiro, que tiveram as despesas com estadia e passagens aéreas custeadas pelo CFO.
O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, enfatiza que além do Município proporcionar e criar condições para que os usuários tenham acesso ao serviço odontológico, conta com profissionais extremamente qualificados no exercício da função e que estão sempre em busca de atualizações.
Para o coordenador os municípios selecionados, entre os quesitos, se destacam por manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuem Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar.
A secretária Municipal de Saúde salienta que o reconhecimento é furto tanto do empenho das equipes, quanto da gestão municipal que vem investindo cada vez mais na melhoria dos serviços ofertados.
Entre as categorias da premiação, foram selecionados os municípios com até 50 mil habitantes; entre 50 e 300 mil habitantes e acima de 300 mil habitantes.
Os resultados foram homologados pelo CFO, conforme a portaria datada de 20 de setembro de 2018, assinada pelo presidente do CFO, Juliano do Vale. Do Rio Grande do Sul, também o município de Pelotas classificou-se em quinto lugar na categoria cidades acima de 300 mil habitantes.
Ainda, no dia 24 de outubro, Três Passos recebeu o reconhecimento do Conselho Regional de Odontologia (CRO), com o primeiro lugar estadual na mesma categoria.
O que levou Três Passos a conquistar os prêmios na saúde pública bucal?
A premiação conferida a Três Passos é resultado de uma saúde bucal muito bem estruturada na Atenção Básica. As equipes de saúde bucal são compostas por cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal. Todos os dentistas são especialistas e 3 possuem mestrado, o que demonstra a qualidade dos profissionais atuantes. Além disso, a infraestrutura nas ESFs é muito boa, com consultórios odontológicos bem equipados.
No que diz respeito ao trabalho desempenhado, as ações desenvolvidas pelas equipes fazem parte da Atenção Primária em Saúde em que são executados clinicamente procedimentos restauradores, cirurgias menores como extrações e pequenas cirurgias gengivais, limpezas e raspagem de tártaro, consultas de diagnóstico e acompanhamento das lesões na mucosa bucal, procedimentos terapêuticos de aplicações tópicas de flúor e a oferta de próteses dentárias.
Além das ações clínicas, o grande destaque do trabalho das equipes de saúde bucal são as atividades preventivas. Fazem parte dessas atividades as ações nas escolas, como a realização de palestras, aplicações coletivas de flúor, escovação supervisionada, exames bucais anuais e outras diversas atividades lúdicas, tais como: gincanas, teatros, exposição de vídeos educativos, orientações com macro modelos, desenhos e cartazes, dentre outros.
Ainda, são realizadas abordagens preventivas e de promoção de saúde nos grupos de hipertensos, diabéticos, de saúde mental, gestantes e puericultura.
Uma vez por ano também é realizada a campanha de prevenção do câncer de boca, fundamental para prevenir essa doença. Outro quesito que levou o Município a conquistar essa premiação foi o fato de termos atenção especializada disponível, algo que nem todos os municípios possuem. Essa atenção especializada se dá por meio dos encaminhamentos para Tenente Portela dos casos de cirurgia mais complexos, ou seja, as extrações de sisos, biópsias e extrações que são mais complicadas e não podem ser realizadas no ambiente do posto de saúde.
Outros pontos fundamentais para a conquista desse prêmio foi a participação da saúde bucal nos conselhos de saúde, o fato de todos os dentistas serem concursados e também devido aos indicadores de saúde bucal relativos à prevalência de cárie dentária nos últimos 5 anos estarem satisfatórios.
Esse é o resultado de anos de trabalho e dedicação tanto das equipes de saúde bucal, quanto da gestão do município para a melhoria constante do serviço prestado à população.