Três Passos é destaque em Saúde Bucal

25/10/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- CRO condecorou o Município com o 1º lugar estadual na área e 5º lugar nacional -

A noite de quarta-feira, 24 de outubro, foi marcante para a área da saúde do Município de Três Passos, por ocasião da solenidade promovida pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CROS/RS), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Acompanhado dos dentistas das unidades de saúde, o prefeito Municipal José Carlos recebeu o reconhecimento pela conquista do 1º lugar estadual na Saúde Bucal através do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa conferida pelo CROS/RS faz um reconhecimento público aos municípios por boas práticas na área de saúde bucal que beneficiam os cidadãos.

Para o prefeito Municipal este é um reconhecimento de todo o esforço e trabalho realizado pelas equipes para melhorar a saúde bucal da população trespassense. “É resultado da determinação da Administração Municipal em criar condições para que nossos usuários tenham acesso também ao cuidado odontológico”, comemora.

Foram avaliados quesitos como o Financiamento em Saúde, o Controle Social, a Política Municipal de Saúde Bucal, a Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde Bucal, Desprecarização, Remuneração e Educação Permanente.

O Município de Três Passos possui 8 Estratégias da Saúde da Família (ESFs), com equipe de saúde bucal composta pelo dentista e um auxiliar. Compõem o quadro de odontólogos das unidades, os dentistas Ari Roberto Braseiro, Cristian André Diemer, Jane Peretto, Janaíne Sari, Liege Passos Ratti, Lucimári da Costa, Patrícia Simon Mendes e Rosane Schäfer.

Os serviços de saúde bucal oferecidos nas ESFs são procedimentos clínicos como limpeza, raspagem de tártaro e restaurações; atendimento de urgência básica; procedimentos cirúrgicos, como extrações de dentes e pequenas cirurgias da gengiva. As equipes também fazem o atendimento domiciliar às pessoas que não podem sair de casa, como os acamados, também ministram palestras e atividades educativas nos grupos de diabéticos, hipertensos, saúde mental e gestantes. Ainda, desenvolvem o Programa Saúde na Escola (PSE) com palestras aos estudantes, orientações sobre higiene bucal e escovação dental supervisionada.

O Município de Três Passos conquistou o 1º lugar, Vacaria o 2º lugar e Pelotas o 3º lugar estadual. Agora, Três Passos vai ser receber em Brasília, no dia 30 de outubro, o Prêmio Nacional de Saúde Bucal pelo 5º lugar conquistado na implementação e efetivação de políticas públicas em saúde bucal.