Produtores de Leite são beneficiados com insumos da Consulta Popular

08/10/2018 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal da Agricultura de Três Passos realizou a entrega de 1584 sacas de fertilizantes para 64 produtores de leite. Os recursos são oriundos da Consulta Popular 2016 quando o município de Três Passos elegeu a agricultura como uma das suas prioridades na votação.

Por meio de Convênio com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, o município de Três Passos realiza a conjugação de esforços para o apoio às cadeias produtivas e fomento agropecuário. O investimento foi de R$ 155.232,00, sendo R$ 54.589,43 de contrapartida com recursos da Administração Municipal.

A execução dos convênios está a cargo da equipe técnica do Programa Renda Leite que está acompanhando as propriedades para que a aplicação dos fertilizantes seja eficiente e resulte no aumento da produção e produtividade.

O secretário Municipal da Agricultura, Evandro Colombo, agradeceu a comunidade que nos últimos anos tem votado no setor primário com prioridade, beneficiando as cadeias produtivas locais e nossos agricultores familiares.

A escolha dos produtores beneficiados seguiu critérios técnicos descritos no Plano de Trabalho e aprovados pelo Governo do Estado e pelo Conselho Municipal de Agropecuária.

O produtor Neri Bonemann foi um dos beneficiários com o programa. Além dele, o seu filho Lucas, que estuda na Casa Rural Familiar já pelo 2º ano, comemora os insumos recebidos por meio da Consulta Popular. Ele ressalta que o adubo repassado vai auxiliar no desenvolvimento de seu projeto produtivo como jovem da Casa Familiar Rural. “Nosso projeto é aumentar a produção leiteira que hoje é de 5 mil litros mês através da recuperação de solo e aumento da oferta de pastagens”, afirmou.

Já para o produtor Marcos Weiss, sua esposa Marcia e o filho Leonardo, jovem que está no 1º ano de estudos na Casa Familiar Rural, o objetivo além de aumentar a produção leiteira, é de participar na feira do produtor do município. Para essa família o repasse dos fertilizantes auxiliaram na recuperação do solo da propriedade, na implantação de pastagens e nas lavouras de milho para silagem.

Conforme ressalta, o prefeito Municipal José Carlos Amaral, a agropecuária é de suma importância para o desenvolvimento do município trazendo bons números para a economia local, gerando emprego e renda em vários setores e atividades. Ele enfatiza que os adubos recebidos pela Consulta Popular são um estímulo, cumprindo com seu objetivo de proporcionar projetos de correção de solo, por meio de ações que possam aumentar de produtividade nas propriedades.

Este investimento em fertilizantes vem a somar-se aos demais incentivos disponibilizados ao produtores de leite do município como a gratuidade nos serviços de máquina e o Bônus do Leite que começou a ser pago no início de outubro, o que fortalecem Três Passos como uma das maiores bacias leiteiras do estado e como Município Amigo do Leite.