CMES da Regional AMUCELEIRO participam de formação

27/09/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- Entre outros assuntos, evento tratou da implementação do Currículo de Referência Municipal -

Os Conselhos Municipais de Educação (CMEs) de Bom Progresso, Barra do Guarita, Braga, Campo Novo, São Martinho, Santo Augusto, Humaitá, Tenente Portela e Três Passos representaram a Regional Amuceleiro no IX Encontro Estadual da UNCME RS, que abordou o tema : “Para além da BNCC : Currículo de referência dos municípios e o papel dos Conselhos Municipais de Educação na sua Implementação”.

O evento realizado nos dias 18 e 19 de setembro na UNISINOS, em São Leopoldo, abordou os temas: Conjuntura Nacional da Educação Brasileira; Atribuição dos CMEs frente à implementação da BNCC; BNCC e os Currículos; e Articulação do Regime de colaboração dos Conselhos Municipais de Educação.

No dia 19 aconteceu o “Momento UNCME RS”, com a aprovação da Carta de São Leopoldo e prestação de contas da entidade.  O evento subsidiou os colegiados para a aprovação do Currículo de Referência de todos os municípios gaúchos que possuem Sistema Municipal de Ensino, sob as determinações da   Resolução CNE/CP nº 2/2017, que aprova a “Base Nacional Comum BNCC” e “Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica”.

O evento estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME/RS) contou com o apoio de parceiros da entidade.