Alunos do Programa Semeando realizam viagem de estudos

18/09/2018 | Por: Elenara de Oliveira

No dia 12 de setembro, os alunos do 8º e 9º ano das quatro escolas do campo que participam do Programa Semeando, participaram de uma viagem de estudos ao município de Frederico Westphalen, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Três Passos.

Na oportunidade estiveram conhecendo a estrutura física e pedagógica do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Universidade Regional Integrada (URI) e Casa Rural Familiar.

A viagem foi organizada, sobretudo, pela importância da agricultura familiar, bem como, a necessidade de permanência dos estudantes no meio rural, considerando os altos índices de êxodo rural. Nesse sentido, o Programa Semeando percebeu a necessidade de encontrar e apontar alternativas que visem a progressão de estudos dos alunos.

Conforme destacou a coordenadora do programa, professora Dione Noschang Schweiger, a atividade pretendeu proporcionar que os alunos vejam outras possibilidades que possam desenvolver na propriedade, estimulando sua permanência no meio rural.

“Foi uma viagem que cumpriu com seu objetivo, oportunizando a integração das escolas rurais e a promoção de saberes nas diversas áreas do conhecimento”, ponderou a coordenadora.

Participaram as escolas Wally Elisa Hartmann, Bispo Pedro Fernandes Sardinha, Dom João Becker e Guia Lopes, junto com diretores e professores.