4º Festival de Cinema de Três Passos vai homenagear Carlos Gerbase

23/08/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- Com formação no jornalismo, Gerbase tornou-se um dos nomes mais expressivos do cinema brasileiro-

O 4º Festival de Cinema de Três Passos, que acontecerá de 06 a 10 de novembro, vai homenagear o cineasta gaúcho Carlos Gerbase. Trata-se de um dos nomes mais expressivos do cinema brasileiro, cuja carreira começou no final da década de 1970.

Gerbase é formado em Jornalismo pela PUCRS (1980), com doutorado em Comunicação Social, também pela PUCRS (2003), e pós-doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris V (2010).

A trajetória do cineasta é marcada pelo sucesso com um lista considerável de produções, como em 1983 realizou o longa-metragem “Inverno”, em super-8, premiado no Festival de Gramado. Após, seguiram-se diversos trabalhos em 35 mm, entre eles o longa “Verdes Anos”, lançado em 1984, do qual participou a atriz trespassense Márcia do Canto.

Neste meio tempo, fundou em 1987 a Casa de Cinema de Porto Alegre, onde foi integrante por 24 anos. Já em 1996, lançou o curta “Deus Ex-Machina”, vencedor de onze prêmios em Gramado e uma menção honrosa no Festival de Clermont-Ferrand, na França.

Ainda, ele escreveu e dirigiu os longas de ficção “Tolerância” (2000), “Sal de Prata” (2005) e “3 Efes” (2007), além do documentário “1983 – O Ano Azul” (2009), o longa-metragem “Menos que Nada” (2012), como também, curtas-metragens e séries de TV.

O longa Bio (2017), ficção no formato documentário, recebeu dois prêmios Kikito no 45º Festival de Gramado, um deles como melhor longa segundo o público e outro pela direção de atores.

O homenageado do 4º Festival de Cinema de Três Passos, também é escritor de um conjunto expressivo de obras de ficção e ensaísticas na área do cinema (tecnologias digitas, direção de atores e iniciação à realização cinematográfica), roteirista e diretor cinematográfico, professor titular da Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS da PUCRS e sócio-diretor da empresa Prana Filmes desde outubro de 2011.

Na função de jornalista, atuou como repórter e subeditor do jornal Folha da Tarde (Cia. Jornalística Caldas Jr), entre 1980 e 1981. Colaborou com o jornal Tchê (1980-1983) e com a revista Wonderfull (1988-1990). Colaborou com os sites ZAZ (roteirista, 1996-1997) e Terra (crítico de cinema, 2000-2001). Colaborador GaúchaZH com coluna sobre cultura.

Em 2013, participou do projeto “Primeiro Filme”, em que ministrou oficinas de capacitação para professores de Ensino Fundamental e Médio, tendo como base seu livro didático “Primeiro filme: descobrindo, fazendo, pensando”, o qual tem sido referência para o desenvolvimento das atividades do Projeto #Cidade Cinematográfica em Três Passos, visando o estímulo à produção audiovisual nas escolas e comunidade.

Neste ano, autografou seu livro Anarquia é utopia: faça uma todo dia”, publicado pela editora Besouro Box. Gerbase também fez carreira na área da música, sendo um dos membros fundadores da banda de punk rock “Replicantes” em 1984, onde era baterista. Na época, a música “Surfista Calhorda” foi sucesso em todo o Brasil. Em 2013, lançou o CD “Destrua você mesmo”, em que interpreta clássicos dos Replicantes em novas versões de músicos gaúchos.

Com uma vida dedicada, principalmente, ao cinema, Gerbase tornou-se um grande expoente na área. O jornalista e cineasta estará em Três Passos para receber a justa homenagem que será lhe conferida por ocasião da quarta edição do Festival de Cinema.