Produtores iniciam retirada de mudas pelo Programa Municipal de Florestamento

23/08/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- Ao todo, serão entregues 28 mil mudas de eucaliptos clonados aos agricultores trespassenses-

A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos começou a entregar neste dia 22 de agosto, as mudas do Programa Municipal de Florestamento. As primeiras entregas contaram com a participação do vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, juntamente com a equipe técnica.

Criado em junho de 2017, pela Lei Municipal 5259, esta segunda etapa do programa dobra a quantidade de mudas a serem entregues. Em 2017 foram 14 mil mudas, e este ano de 2018, serão entregues 28 mil mudas de eucaliptos clonados, beneficiando 26 produtores.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Evandro Colombo, o Programa subsidia 50% do valor das mudas até a quantidade de 1500 mudas. Ele explica que as mudas são adquiridas por meio de processo licitatório com o acompanhamento e supervisão da equipe técnica da Secretaria.

Para participar do processo licitatório os viveiros precisam apresentar laudos técnicos que comprovem a qualidade e a saúde das mudas, além da certidão de cadastro florestal, o RENASEM, certidão de inscrição no registro nacional de sementes e mudas, junto ao Ministério da Agricultura.

Colombo informa, que para este ano, a equipe técnica definiu a variedade clonada 2864, por ser mais resistente ao tombamento pelos ventos e possuir a madeira mais densa.

O agricultor Olari Ovídio Dörr, residente na Linha Turvo, retirou 1.500 mudas, que segundo ele são utilizadas para produzir varas, ajudar na recuperação do solo e em benfeitorias. “Este é o segundo ano que retiro as mudas através do programa, que na minha opinião nos proporciona uma boa economia”, explicou.

Morador da localidade de Floresta, o jovem agricultor Lissandro Kunzler, considera a iniciativa excelente pois pelo programa as mudas são adquiridas por menos da metade do preço. Ele as utiliza na propriedade para reflorestar, plantar nas beiradas dos rios e futuramente para comercializá-las.

O Programa de Florestamento busca atender a demanda existente por matéria prima florestal, além de proporcionar a diversificação produtiva e a geração de renda para os agricultores.