Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolve Oficina de Corte e Costura

09/08/2018 | Por: Elenara de Oliveira

Empoderamento e auto estima feminina, ampliar vínculos e trocar experiências. Estes são objetivos pretendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Passos com a Oficina de Corte e Costura, oferecido por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As atividades iniciaram em agosto de 2016, após o investimento no concerto e manutenção das máquinas de costura por parte da SMAS. Da oficina participam 08 mulheres, que em uma primeira etapa trabalharam com a reciclagem de tecidos.

Conforme salienta a secretária Municipal de Assistência Social, primeira dama Fabiane Amaral, a oficina é oferecida para usuárias dos serviços da Assistência Social encaminhadas pela equipe técnica.

A turma da Oficina de Corte e Costura comemora a conclusão desta primeira etapa com muito aprendizado e peças prontas. A aposentada Elvira Branco da Silva, 61 anos, disse estar sentindo-se realizada em poder participar da turma, porque além de estar realizando um sonho, a oficina serve como terapia para ela. “Era meu sonho poder fazer essas atividades e através da Assistência Social eu consegui. Me sinto muito feliz, pois aqui aprendi a costurar, conheci pessoas e tenho uma nova perspectiva de vida”, ressalta.

A facilitadora, oficineira Márcia Aparecida Kahne, explica que nesta segunda etapa, as participantes irão começar a fazer roupas e criar peças. “Em um primeiro momento, elas aprenderam noções de costura trabalhando com a reciclagem de tecidos, agora, estão aptas a passar para a próxima fase: a fazer as roupas”.

A Assistente social Cassiane Franck e a coordenadora do CRAS Geneci dos Santos explicam que todas as atividades são acompanhadas pela equipe técnica do serviço e as oficinas são uma estratégia para potencializar e qualificar as ações dos grupos do SCFV. Trata-se de um subterfúgio para promover a convivência, as conversações e os fazeres por meio dos quais os vínculos entre os usuários e entre estes e os profissionais são construídos.