Medida de eficiência energética vai reduzir consumo de luz no Centro Administrativo da Prefeitura de Três Passos

09/08/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- Parceria entre RGE e Administração Municipal vai resultar na economia de aproximadamente 55% da carga de iluminação do Centro Administrativo -

A Prefeitura Municipal de Três Passos firmou parceria com a Rio Grande Energia (RGE) para a eficientização da iluminação interna dos prédios do Centro Administrativo, sem custos para a municipalidade.

Entre as exigências para participar dos programas da RGE é que o município deve estar com as faturas em dia e ser selecionada entre centenas de prefeituras na área de atendimento da concessionária, para poder receber as melhorias.

Segundo o engenheiro eletricista da Prefeitura, Ronaldo Funchal, o projeto visa reduzir o consumo de energia elétrica por meio de ações de substituição das lâmpadas fluorescentes de 40 W e lâmpadas fluorescentes compactas por lâmpadas tubulares e de LED 18 W, resultando na redução da carga instalada em aproximadamente 55% da carga de iluminação. “Além disso, como a vida útil das lâmpadas LED atinge 25.000 h enquanto a fluorescente possui vida útil de 7.500 h (três vezes a durabilidade de uma fluorescente) e o fluxo luminoso é maior, a economia e a qualidade da luz é significativa”, explicou o engenheiro.

Conforme ressalta o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, a ideia é estender o projeto para todos os prédios municipais, como as unidades de saúde, escolas e demais prédios, visando a redução de despesas com a fatura, a mão-de-obra e dos materiais de reposição.

Cerca de 300 lâmpadas foram trocadas no Centro Administrativo nos dias 07 e 08 de agosto, por uma empresa conveniada a RGE. Os materiais retirados deverão ter destinos ambientalmente corretos.