Escola 25 de Julho produz hortaliças 100% orgânicas

07/08/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- Produção de hortaliças faz parte do Programa Com Vida, sendo utilizadas na merenda escolar -

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Três Passos, a partir do Programa Com Vida, cultivam diversas hortaliças, como temperos e verduras, e também chás, livres de agrotóxicos ou qualquer tipo de veneno.

Supervisionado e orientado pela professora Margarete Radtke, o Programa Com Vida tem a produção de suas hortaliças toda utilizada nos diferentes lanches dos alunos da escola.

O plantio das mudas é realizado dentro de galões de plástico recortados e perfurados, os quais são oriundos da doação de diversas empresas. Estes galões que teriam como destino o lixo, são reaproveitados.

Conforme explica a professora Margarete, o adubo utilizado para o plantio das mudas é 100% retirado das composteiras da própria escola, onde, elas fornecem os nutrientes e húmus necessários para o plantio.

A composteira recebe os resíduos provenientes da cozinha da escola, como cascas, restos de alimentos sem sal, entre outros. Por meio do processo químico e da ação das minhocas, os resíduos são transformados em húmus perfeitos para o plantio e o chorume oriundo da decomposição é coletado em galões e utilizado para fertilização destas plantas.

A Escola Municipal 25 de Julho dá exemplo com a iniciativa e mostra na prática que as hortaliças podem ser produzidas no próprio educandário, e o melhor, 100% orgânicas.