Corsan explica projeto da Central de Resíduos de Fossa para moradores próximos do local previsto para o empreendimento

12/07/2018 | Por: Elenara de Oliveira



Central irá atender demanda de 19 municípios da região e está sendo tratada como prioridade pela Corsan

No mês de fevereiro, a Corsan anunciou um importante investimento para a região Celeiro: a instalação de uma Central Exclusiva de Recebimento de Resíduos de Fossa, através de parceria com 19 municípios que integram a Amuceleiro, possibilitando um destino mais adequado, ambientalmente, para o esgotamento sanitário.

Três Passos, por estar em uma posição centralizada, receberá o investimento e a prefeitura destinou uma fração de área de quatro hectares, inserida em uma área pública de mais de 40 hectares, na localidade de Vista Alegre/Bela Vista, onde antigamente funcionava o chamado aeroporto da cidade, uma pista de pouso que foi desativada pela falta de efetividade de seu uso ao longo do tempo.

Já no mês de abril, o projeto pioneiro no Estado passou por uma fase de testes de percolação no solo para analisar a viabilidade e a área necessária para sua instalação. O processo foi executado pelos técnicos da Corsan, o engenheiro químico Thiago Prestes e a técnica em hidrologia, Renata Gil, e acompanhamento do secretário municipal de Meio Ambiente, o biólogo Diego Maciel.

Os resultados preliminares indicaram que a área escolhida reúne as condições técnicas necessárias para a instalação do empreendimento, como capacidade de infiltração do solo, distância de núcleos populacionais e fácil acesso, não afetando os lençóis freáticos.

Nesta quarta-feira, dia 11 de julho, o engenheiro da Corsan Thiago Prestes voltou a Três Passos, para um encontro com moradores que residem próximos à área onde está prevista a instalação da central regionalizada e voltou a destacar a importância de esclarecer todas as dúvidas da população e também a viabilidade técnica e ambiental da proposta. O encontro aconteceu na Central do Cidadão, onde fica sediada a Secretaria de Meio Ambiente.

Para o secretário de Meio Ambiente de Três Passos, Diego Maciel, a melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) será um dos tantos reflexos positivos assim que este projeto, inédito no Estado, for concretizado.

A central será regionalizada e vai beneficiar cerca de 19 municípios da região com um raio médio de 31 quilômetros. Na próxima segunda-feira, dia 16, às 10h30min, o secretário Diego Maciel volta a ser entrevistado pela Rádio 92 FM, para novamente dar mais detalhes a respeito desse empreendimento.

 FONTE E FOTO: Rádio 92 FM

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 18/11/2024

Confirmados

3
Recuperados

1
Ativos

2
Hospitalizados

0
Aguardando Resultado
0
Óbitos

0