Programa Saúde na Escola planeja atividades

20/06/2018 | Por: Elenara de Oliveira

- Iniciativa aborda temas que são dúvidas dos alunos, contribuindo para formação integral e promoção da saúde -

Desenvolvido pela Administração Municipal de Três Passos por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde

O programa é uma ação coordenada pela dentista Janaina Sari, que conta com o trabalho conjunto das enfermeiras das Unidades de Saúde e com a parceria das escolas.

O grupo planeja e executa atividades que envolvem profissionais de diferentes áreas, como forma de aproximar o programa das necessidades reais dos estudantes.

“Os temas e as atividades que serão trabalhados no PSE são elaboradas a partir das dúvidas dos alunos postadas na caixinha de perguntas”, explica a dentista, que juntamente com as enfermeiras faz a leitura de cada pergunta dos alunos para organizar as palestras a serem ministradas.

As caixinhas deste primeiro trimestre foram abertas no dia 12 de junho, onde uma a uma das perguntas dos estudantes foram lidas pelo grupo, e posteriormente decupadas para alicerçar os temas a serem abordados.

A enfermeira Tavana Lorenzon ressalta que as palestras são ministradas de forma descontraída e em uma linguagem própria para cada faixa etária. “Planejamos os temas nos mínimos detalhes, tendo todo o cuidado para expressá-los de forma clara e objetiva”, disse.

O cronograma de atividades do PSE acontece o ano todo, sendo desenvolvido nas escolas municipais e estaduais, como uma iniciativa que parte do entendimento de que a escola é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, fundamentais para a construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e determinantes para a produção social da saúde.