Prefeito proferiu palestra em Porto Alegre

10/05/2018 | Por: Elenara de Oliveira

Na tarde desta quinta-feira, 10 de maio, o prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, participou do Ciclo de Debates Bárbara Starfield, que tratou do tema “Assistência e Gestão: desafios enfrentados pelo enfermeiro na Atenção Primária à Saúde”, no Teatro da UFSCPA, em Porto Alegre.

O prefeito palestrou sobre “Os Desafios na Consolidação da Atenção Primária em Saúde no Município de Três Passos: Um breve relato de experiência”. Ele levou sua experiência enquanto enfermeiro e gestor municipal, enfatizando a nova PNAB, desafios e superações.

Inicialmente, ele explicou que “a ampliação da cobertura da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS),direcionada pelo processo de descentralização no Sistema Único de Saúde (SUS), vem gradativamente promovendo mudanças na gestão e prestação de serviços no setor, impactando não só mercado de trabalho em saúde, mas também no exercício profissional propriamente dito. Neste sentido, a enfermagem tem assumido um importante papel na construção das políticas públicas e em defesa do SUS”.

Em sua explanação, o prefeito destacou que está entre os principais desafios enfrentados na consolidação da Atenção Primária à Saúde (APS) em Três Passos, as constantes mudanças no direcionamento das políticas públicas. “Mudanças que vão do incentivo à APS ao desmantelamento da mesma”, ponderou, apresentando uma linha de tempo destas mudanças e dando como exemplo o valor devido pelo Governo Estadual à Atenção Básica do Município que chega a R$1.713.730,30.

Ainda, o professor doutor da Universidade Federal do Pará, Carlos Cunha, falou sobre “Perspectivas e Desafios da APS no Brasil: desdobramentos da enfermagem”.
A enfermeira, Rosane Baltazar, atuou como mediadora do debate após as explanações dos palestrantes.

Cerca de 200 profissionais da saúde, participaram do evento promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que faz parte das comemorações da Semana da Enfermagem.